Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

A educação é o alicerce para que uma cidade prospere. Quando se investe em educação, o reflexo se dá em outras áreas também, pois num lugar onde o alicerce é bem construído, com certeza o final será excepcional.

É inegável o avanço que a educação de Araucária teve nos últimos anos. Em um curto espaço de tempo, aconteceram tantos avanços que parece que eles aconteceram há muito mais tempo!

Em meados de 2016 havia muitos problemas para serem resolvidos e nós para serem desatados, mas com profissionalismo, investimento e gestão pública, os avanços são visíveis aos olhos da população araucariense.

Ao todo, hoje, a rede municipal de ensino conta com 39 CMEIs, 35 escolas e 5 centros especializados para alunos inclusos. Número esse que era bem menor em um período não muito distante.

No que tange à educação infantil, foram 14 CMEIs entregues totalmente e 7 passaram por processos de reformas grandiosas. Já com relação às escolas, a região do Capela Velha ganhou a escola Arlindo, beneficiando a população da região que dependia do transporte escolar. Fora as escolas Ambrósio e Pedro Biscaia que foram totalmente refeitas e as escolas Juscelino e Edivino Nowak que passaram pelo processo de reforma, sendo que a última está em fase de conclusão.

Além dessas construções/ampliações que nos enchem os olhos, periodicamente as unidades passam por pequenas manutenções e adequações nos seus espaços, garantindo uma infraestrutura de qualidade para toda a comunidade escolar. Desde que a atual gestão conseguiu formar equipes de manutenção dentro da própria Secretaria de Educação, as demandas que antes demoravam meses e até mesmo anos de espera, são resolvidas em dias e semanas com uma qualidade incontestável.

Na última semana, foi concluído o processo de retorno seguro às crianças/estudantes da Rede Municipal. Tudo pensado com muito zelo pelas equipes das Unidades Educacionais e da Secretaria de Educação, pois além do pedagógico a infraestrutura foi levada muito em consideração para que todos se sentissem acolhidos e principalmente seguros dentro das unidades.

Muito ainda tem a ser feito. A lista de manutenções é extensa! Todos os bairros têm direito a uma Unidade Educacional que propicie um ambiente acolhedor, acessível, lúdico e funcional.

Para o ano de 2022 muita coisa ainda vai acontecer! A história da educação de Araucária continua sendo escrita com foco no ensino de qualidade, em conjunto com uma infraestrutura adequada e valorização profissional, pois só assim os araucarienses terão os serviços de excelência que merecem.

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” (Provérbio Africano)

Texto: Equipe SMED

Publicado na edição 1288 – 18/11/2021

VEJA TAMBÉM

Terceira idade e educação

Recentemente, Boris Casoy – jornalista e apresentador – estampou notícias nacionais ao anunciar que, aos

Plano de Trabalho Anual do PNAE

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, encaminhou na última