Pesquisar
Close this search box.
[the_ad id='140098']

A empresa Cia Verde é integrante do grupo Eliseu Prado

Um médico que atenda na UPA, por exemplo, poderá checar o prontuário da Atenção Básica e buscar informações para entender melhor o quadro do paciente
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Um médico que atenda na UPA, por exemplo, poderá checar o prontuário da  Atenção Básica e buscar informações para entender melhor o quadro do paciente
Um médico que atenda na UPA, por exemplo, poderá checar o prontuário da
Atenção Básica e buscar informações para entender melhor o quadro do paciente

O processo de armazenamento de informações das unidades básicas de saúde de Araucária está sendo modificado. A informatização e registro dos dados nos próprios serviços irá trazer um maior controle da produção de atendimentos, procedimentos realizados, entrada e saída de materiais, assim como uma maior agilidade e uma menor perda de dados no sistema público de saúde.

O processo de mudança está sendo feito aos poucos, primeiramente apenas o controle de produção de atividades e dispensação de medicamentos estão sendo utilizados pelos funcionários. Porém, em breve, os prontuários eletrônicos de cada unidade estarão disponíveis e serão interligados na rede, podendo ser acessados pelos profissionais em diferentes serviços para checar exames recentes e histórico de atendimento de cada paciente.

Com o novo sistema, a retirada de medicamentos na Farmácia Central e nas unidades básicas de saúde será afetada. Como agora essa li­beração é feita pelo computador, o usuário precisa estar com o cadastrado atualizado na unidade de saúde e sempre levar o Cartão Nacional de Saúde para pegar os medicamentos. Em caso de mudança de endereço, é necessário atualizar o cadastro. Quem não tem cadastro ainda, basta ir até a unidade e levar RG, CPF e um comprovante de endereço.

As unidades que já iniciaram o processo de informatização foram Boqueirão e Shangrilá. A próxima a passar pela mudança é a unidade do CSU e todas as outras deverão ser incluídas nos próximos meses no novo modelo. O Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas já estão com o sistema de informatização implantado.

Em breve, os médicos poderão imprimir as receitas, solicitações de exames e declarações no próprio consultório, pois os computadores que estão sendo disponibilizados nas unidades serão ligados a impressoras. Um médico que atenda um paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por exemplo, poderá checar o prontuário da atenção básica e buscar informações para entender me­lhor o quadro do paciente.

“Isso ajudará no fortalecimento da Atenção Básica, já que o profissional terá mais tempo para se dedicar à assistência do paciente e não precisará gastar tanto tempo com as questões administrativas e burocráticas ao colocar diretamente no computador as informações que eram preenchidas manualmente em fichas e precisavam ser digitadas em outro setor até então. O sistema público de saúde será beneficiado porque haverá um maior controle das ações efe­tuadas e pode ser melhor administrado”, comenta o diretor da Atenção Básica, Alex Radin.

FOTO: Carlos Poly/SMCS