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A formação continuada dos professores não se constrói apenas por acumulação de cursos, de conhecimentos ou de técnicas, mas sim pela reflexão crítica sobre suas práticas e de reelaboração constante de sua identidade profissional. Nessa direção, a formação dos profissionais que atuam na Etapa da Educação Infantil precisa considerar as especificidades dessa fase, a qual é marcada pela complexidade do cuidar e do educar.

 A formação continuada de professores da Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Educação de Araucária desenvolve-se tendo como base teórica a Pedagogia Histórico-Crítica. Essa teoria emerge em 1984 como um manifesto em defesa da classe trabalhadora, escrita por Dermeval Saviani. Ele já havia sistematizado a proposta no texto “Escola e Democracia: para além da teoria da curvatura da vara” em 1982. Essa base teórica procura elevar a qualidade da educação pela perspectiva de emancipação humana. Ela se desenvolve “por meio da formulação dos princípios, métodos e procedimentos práticos ligados tanto à organização do sistema de ensino quanto ao desenvolvimento dos processos pedagógicos que põe em movimento a relação professor-aluno no interior das escolas” (SAVIANI, 2003, p. 19).

Ao desenvolver a formação continuada dos professores da Educação Infantil, entende-se quatro eixos centrais para problematizar a reflexão: uma educação considerada escolar que traz profissionalidade ao professor; o papel do currículo nas intencionalidades educativas; a proposta de professores e crianças em atividade já preconizada por Leontiev (1978); e a presença de atividade lúdica nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a qual centra-se no processo.

Estes princípios consistem em desafiadores, pois, para além do educar, nesta etapa, o cuidado com os bebês e crianças requer amorosidade, atenção, reflexão sobre os tempos e espaços… enfim, é preciso que se tenha um olhar atento à infância. Nesse olhar, emerge o respeito ao protagonismo infantil e as suas especificidades. Sendo assim, os profissionais que atendem à Educação Infantil precisam desenvolver formações teóricas, práticas e voltadas à identificação das mudanças nas funções psíquicas elementares, existentes desde o nascimento do bebê. Essas funções aos poucos tornam-se superiores, ou seja, a partir dessa base, as crianças aos poucos desenvolvem a comunicação, a memória, o pensamento e a atenção.

Dessa feita, emerge a importância da formação continuada junto aos profissionais da Educação Infantil, pela complexidade dessa Etapa de Ensino e suas especificidades. Assim, é preciso valorizar o espaço desta etapa enquanto promotor do direito das crianças quanto ao educar e cuidar, que, em parceria com a família, leve em consideração o protagonismo infantil e o período tão precioso da infância.

Kelly Sakata – Departamento de Educação Infantil

Referência

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. Ed. ver. E ampl. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

A importância da formação continuada de professores: o cuidar e educar na educação infantil

Publicado na edição 1318 – 30/06/2022

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