A música é um fenômeno que possibilita a manifestação de sensações e percepções que estabelecem uma espécie de contágio entre o intérprete fruidor, que, de certa forma, transforma-se em personagem nas cenas e sentimentos representados no enredo musical. Nesse sentido, considera-se que a arte musical é um mecanismo que auxilia o ser humano no que diz respeito ao processo de transformação pessoal e de organização de emoções e sensações.

A partir desta constatação, indaga-se: qual é o papel da musicalização para o desenvolvimento e aprendizagem de bebês e crianças pequenas da Educação Infantil?

A musicalidade na Educação Infantil proporciona um ambiente mais sensível às crianças, deixando-as mais seguras sobre o espaço, a qual proporcionará a elas novas relações e experiências sociais e culturais. Desse modo, “como umas das formas de representação simbólica do mundo, a música, em sua diversidade eriqueza, permite-nos conhecer melhor a nós mesmos e ao outro, próximo ou distante. Mais do que uma disciplina, o ensino musical é uma expressão de vida.” (OLIVEIRA; LOPES; OLIVEIRA, 2016, p. 11).

Ao cantar, ouvir uma música, brincar de roda, de brincadeiras cantadas, de jogos de mãos, de jogos com os pés, entre outros, a criança recebe estímulos que a despertam para o gosto musical: pelo som, pelo ritmo e pelo movimento. Esse processo favorece o progressivo desenvolvimento de seu léxico e repertório musical, bem como seu gosto estético, ampliando e qualificando o conhecimento de si, do outro e do mundo.

Por esse ângulo, Brito (2003) elucida que a contribuição da música para o desenvolvimento infantil se dá por meio de vivências e refl exões orientadas. Nesse movimento, todos têm o direito de desfrutar de diferentes estilos musicais, mesmo não tendo aptidão musical, pois o fazer e o praticar se encarregam do desenvolvimento das competências dos sujeitos.

Em suma, a musicalização na Educação Infantil possibilita e incentiva a participação, cooperação e a socialização das crianças, indo muito além de uma ferramenta de aprendizagem. A música pela música e pela cultura torna o ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, permitindo avanços
lúdicos, criativos, afetivos, cognitivos, sendo uma forma de expressão e comunicação.

Publicado na edição 1308 – 25/04/2022

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