Pesquisar
Close this search box.

A quem iremos nós, senhor?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Aos poucos, Jesus vai apresentando ao povo e aos seus discípulos, as exigências do seu seguimento. Diante dessas suas colocações, muitos ficam escandalizados e, inclusive, diversos discípulos se afastam e deixam de segui-lo. Com certeza, imaginavam uma vida branda, tranquila, em prol de benefícios pessoais, mas, o Mestre, pede, pelo contrário, renúncia de tanta coisa. Vai apresentando a sua proposta, claramente direcionada em prol dos outros, especialmente dos mais pobres e excluídos da sociedade. ‘Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me’, essa foi a definição daquilo que está destinado àqueles que o seguirem. Renunciar não quer dizer negar-se a si mesmo, mas, colocar sua vida a serviço daqueles que mais precisam. Diante dessa proposta, muitos preferiram deixá-lo e o abandonaram.

Diante dessa realidade, Jesus se dirige então aos seus discípulos e lhes pergunta: ‘vocês também querem me abandonar?’ E, imediatamente, se fez ouvir a voz de Simão Pedro: ‘Senhor, a quem iríamos nós? Só tu tens palavras de vida eterna’. Firme, forte e decidida a afirmação do apóstolo. É a resposta de quem encontrou no Mestre, a razão de ser de toda a sua existência. Pedro decide dedicar toda a sua vida em prol do evangelho, amando Jesus e o seu evangelho até as últimas consequências. Nada poderia abalá-lo, nem perseguições, prisões, calúnias, porque ele encontrou em Jesus o sentido da sua existência, ou, como ele mesmo disse: só ele tem palavras de vida eterna.

Assim como Pedro, hoje Jesus dirige a pergunta a cada um de nós, se realmente queremos segui-lo plenamente, doando a nossa vida por sua causa, que é a construção do Reino de Deus. Jesus pede um amor acima de tudo, de pai, mãe, filhos, porque quem quiser salvar a sua vida sem ele, vai perdê-la, e, quem perder a sua vida por causa dele, vai salvá-la. Doar a vida por sua causa, significa colocar a sua vida a serviço dos irmãos. Isso não quer dizer negação de si próprio, como se fosse um inútil ou incapaz. Pelo contrário, é oferecer o que existe de melhor em si mesmo, em prol dos outros. Claramente, se as pessoas que seguem Jesus entendessem plenamente a razão deste seguimento, o mundo seria muito melhor.

Infelizmente, muitas pessoas entendem Jesus como algo privado, somente para seu benefício próprio, como se ele fosse uma propriedade particular. Fazem dele uma espécie de conforto exclusivamente pessoal. Agindo assim, distorcem o sentido profundo e verdadeiro, porque ele nos deu o exemplo máximo de amor, morrendo na cruz para nos salvar. Ali reside a essência daquilo que ele nos pede quando quer que o sigamos: amor que serve e que se doa e que se entrega e que se sacrifica pelo próximo. São muitos os exemplos que Jesus nós dá, durante toda sua missão aqui na terra, e, todos eles carregados de amor aos mais pobres, doentes e excluídos da sociedade.

Quem encontra o Jesus dos evangelhos em sua vida, descobre o verdadeiro sentido de sua existência. Faz da sua vida uma doação, uma entrega alegre e gratuita em prol daqueles que necessitam de sua palavra, da sua solidariedade. O egoísta, o individualista, o narcisista, jamais compreenderá o que significa seguir Jesus, porque pensa somente em si mesmo. Mesmo que pronuncie o seu nome, mas suas palavras ecoarão vazias de sentido. Assim como Pedro, podemos exclamar: ‘só tu tens palavras de vida eterna’. Que nossa vida seja, realmente, uma vida marcada pelo amor que serve e se doa, se entrega em prol dos irmãos. Amém.

Publicado na edição 1275 – 19/08/2021

A quem iremos nós, senhor?
A quem iremos nós, senhor? 1