Pesquisar
Close this search box.

Advogada leva gato gigante para exposição e ganha prêmio

Eugênio, gato da raça Mine Coon, já virou um astro das exposições
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Advogada leva gato gigante para exposição e ganha prêmio
Eugênio, gato da raça Mine Coon, já virou um astro das exposições

 

No último final de semana, dias 17 e 18 de junho, a Sociedade Morgenau, em Curitiba, sediou a 19ª Mostra Internacional de Gatos, que reuniu mais de nove mil pessoas e arrecadou cerca de três mil toneladas de ração para gatos, que serão destinadas à ONG Beco da Esperança. O evento foi organizado pela The International Cat Association (Tica), entidade internacional, e foi patrocinado pela Premier, empresa especialista em nutrição para animais de estimação.

Araucária marcou presença no evento, com a participação da advogada Rubia Baja, que levou alguns dos seus gatos da raça Mine Coon, mais conhecidos como gatos gigantes, que chegam a medir até 1,20 metros. Os gatos de Rubia participaram do campeonato que escolheu os melhores animais e foi realizado paralelamente à exposição.

“Eu tenho alguns exemplares da raça Mine Coon e faz três anos que estou participando de exposições e campeonatos e em todos, seus animais ganharam premiações. Estes eventos são muito interessantes, possuem estandes específicos para cada raça, e os animais são avaliados por quatro juízes. São vários critérios em jogo, e as categorias avaliadas são Adulto (8 meses em diante), Filhotes (4 a 8 meses), Castrados (acima de 8 meses), Domésticos (filhotes e adultos mesmo sem pedigree), desde que estejam castrados e vacinados”, contou.

Para esta exposição Rubia levou quatro animais. O Eugênio, que já está famoso no meio, e foi o 3º melhor castrado entre todas as raças. “O Eugênio já é detentor do título máximo que um gato pode obter, que é o Supremo Grande Campeão”, comentou. Além dele, ela levou o Harley, que ganhou o título de Champion, e as fêmeas Carmelita também com o título de Champion, e Lelis com o título de Dupla Grande Campeã.

“São gatos habituados a participar de eventos como este, não são submetidos a situação de estresse, como muitos acreditam. Os gatos costumam dormir 16 horas por dia e eles gostam de ficar em locais apertados, se sentem seguros e tranquilos, por isso, o fato de ficarem em gaiolas durante a exposição, não os incomoda”, explicou.

Ainda de acordo com a advogada, os pontos que os gatos obtêm nos eventos são contabilizados em um ranking em nível mundial, que vale para o período de 1º de maio de 2017 a 1º de maio de 2018. “As premiações que contam são as de nível nacional, sul americano e mundial”, esclareceu.

Advogada leva gato gigante para exposição e ganha prêmio
Rubia com o gato Eugênio, que é detentor do maior de todos os prêmios

Próximos eventos

A próxima exposição de gatos de raça será realizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no mês de agosto. Mas quem quiser conhecer as raças famosas, poderá dar uma chegadinha na Mostra de Gatos que será realizada no dia 1º de julho, no Pet Shop K8, em Campo Largo.

O evento será na Rua Monsenhor Aloísio Domanski, n° 400 – Centro, a uma quadra abaixo do Hospital de Olhos, no horário das 10 às 17h. Os visitantes poderão conhecer raças famosas como a Mine Coon, Persa, Exótico, Ragdol e American Shorthair.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos e divulgação