Agência do INSS continua sem perícias e araucarienses se revoltam

Agência do INSS local ainda está com o atendimento reduzido. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Agência do INSS continua sem perícias e araucarienses se revoltam
Agência do INSS local ainda está com o atendimento reduzido. Foto: divulgação

“Você trabalha anos e contribui com o INSS e quando mais precisa dos serviços, fica na mão. Isso é uma vergonha!”. Esta foi a fala de de um dos milhares de cidadãos araucarienses, que estão indignados com o atendimento da agência local de Previdência Social, principalmente com a suspensão das perícias, uma vez que os peritos da unidade ainda não retornaram ao trabalho. O motivo de tanta reclamação é porque depois de tantos meses com atendimento remoto por conta da pandemia do coronavírus, os serviços presenciais só foram retomados há poucos dias, porém, de forma gradual e em horário reduzido. Além disso, as perícias em Araucária seguem suspensas.

“Na sexta-feira passada (25/09) eu estava na fila, porque tinha agendado minha perícia inicial pelo fone 135, mas depois de um tempão aguardando, me informaram que não havia peritos na unidade. Voltei pra casa e reagendei a perícia para segunda-feira (28/09), novamente fui até a agência e mais uma vez não fui atendida, pois os peritos não haviam retornado ao trabalho. não consegui ser atendida. Na terça-feira (29/09) insisti com um novo agendamento, mas o atendente da porta me disse que os peritos não haviam voltado. Então fiquei revoltada, ameacei chamar a imprensa e eles me colocaram para dentro da agência. Foi então que consegui, depois de fazer ameaças, agendar uma perícia para Curitiba, para o dia 6 de outubro”, relatou Adriana.

Ela tem câncer de mama e está afastada do trabalho por ordem médica. Desde março vem recebendo o auxílio doença do INSS, mas precisa passar pela perícia, porque seu pagamento foi suspenso. “É uma palhaçada, eles dizem que a agência de Araucária já está liberada para fazer perícias, mas os peritos não aparecem para trabalhar. Falaram que na próxima semana poderá ser normalizado, mas o povo é feito de bobo, tem gente aqui que não tem condições físicas e emocionais de ficar horas aguardando na fila. Pelo que fiquei sabendo, Araucária tem três peritos, e nenhum deles está vindo, é um descaso com a população”, criticou Adriana.

A assessoria de comunicação social do INSS/PR informou que a unidade de Araucária já está habilitada para realizar as perícias, porém, os peritos médicos ainda não retornaram. Sobre o número de peritos que atuam na agência local, a assessoria não se pronunciou. O departamento disse ainda que no momento a APS Araucária está realizando os serviços administrativos do INSS que não dependem de perícia, como Avaliação Social, Justificação Administrativa, Reabilitação Profissional e Cumprimento de Exigência. Todos os serviços precisam ser agendados previamente pela Central 135 ou no portal meu.inss.gov.br.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1232 – 01/10/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE