Alunos do 6º ao 9º do Colégio COC Araucária viveram uma experiência inédita durante um Sarau Literário que aconteceu no sábado, 25 de novembro. Os temas centrais dos livros que estudaram em sala de aula, como a transitoriedade da vida, os indígenas no Brasil, os mistérios envolvidos nas histórias de Sherlock Holmes, o terror do Edgar Allan Poe, entre outros, foram simulados por eles, através de diferentes intervenções artísticas.
O professor de Projeto de Leitura, Pedro Matheus Ribeiro Fernandes, disse que a ideia foi transformar a leitura em algo mais atrativo para os jovens, principalmente aqueles que têm habilidades diferentes. “Por exemplo, sempre tentamos encaixar todos numa mesma caixinha, na qual só temos os que são bons em contas, em conjugar verbos, decoram datas históricas, etc, enquanto há uma grande variedade de habilidades que podem ser exploradas. Tendo isso em mente, lembrei que existe um costume antigo entre aspirantes à literatura, chamado ‘sarau’. Costuma-se reunir um grupo de pessoas para se admirar as habilidades um do outro, como tocar músicas, apresentar peças de teatro, entre outras manifestações”, explicou.
Pedro comentou que dentro do projeto, os alunos precisam ler um livro por bimestre e, durante a leitura, muitos acabam descobrindo que podem fazer a releitura das histórias aterrorizantes, ou adaptar um conto com o detetive Holmes, ou até mesmo tocar com seus amigos uma música representando a vida, da infância à morte. “Com o projeto foi possível perceber que todo mundo tem uma praia, todo mundo tem uma habilidade diferente e que, sim, a escola pode aproveitar isso criativamente e fazer aquele adolescente aproveitar uma boa leitura”, argumentou o professor.
Além de Pedro, o Sarau Literário teve a colaboração das professoras de Língua Portuguesa Talita Albuquerque, Gabriela Bastos e Tatiana Bornancin.
Foto: divulgação