Um grande número de pessoas participou na terça-feira, 24 de maio, da audiência promovida pelo Ministério Público para discutir o número de vereadores em Araucária. O encontro aconteceu no anfiteatro do Colégio Bom Jesus, antigo São Vicente de Paulo.
O MP convocou a audiência pública a pedido de um grupo de moradores da cidade, que informaram ao órgão sua preocupação com o modo como a Câmara estava lidando com o tema desde que o Legislativo recebeu uma recomendação ministerial para que revogasse uma emenda à lei orgânica que ampliou o número de vereadores em Araucária de onze para quinze a partir das eleições deste ano. A revogação precisa ser feita porque o aumento foi aprovado em período de recesso legislativo e isto seria ilegal.
Os cinco promotores que atuam em Araucária participaram da audiência: Josilmar de Souza Oliveira, João Carlos Negrão, David Kerber de Aguiar, Ticiane Louise Santana Pereira e Thiago Artigas Niclewicz. Logo na abertura dos trabalhos, alguns deles fizeram uso da palavra e enfatizaram que o Ministério Público está de portas abertas à comunidade, que pode contribuir com o trabalho do órgão denunciando eventuais ilicitudes que tiverem notícia.
Logo após a fala dos promotores, foi aberto espaço para que a comunidade se manifestasse acerca da ampliação ou não do número de vereadores. Vinte e cinco pessoas se inscreveram para falar, cada uma delas teve três minutos para dar sua opinião, sendo que – ao final – a grande maioria, 23 cidadãos, disseram ser contra qualquer tipo de aumento no número de vagas na Câmara. As únicas duas que disseram ser a favor foram um pré-candidato e a presidente local do PV, Rosane Ferreira.
Ao final do espaço dedicado às falas, o MP ainda fez uma consulta aos presentes para saber qual a opinião da plenária sobre o assunto. Quase a totalidade dos que foram à audiência se posicionou contra a ampliação das cadeiras quando questionados pelo promotor que presidiu os trabalhos, David Aguiar.
Resultados
Os resultados obtidos na audiência pública serão apresentados a todos os vereadores em reunião marcada para a próxima quinta-feira 2 de junho, às 14h. O encontro acontecerá no fórum da cidade.
Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: Everson Santos