fbpx

A APAE Araucária, em consonância com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, terá uma programação especial voltada ao tema, entre os dias 21 e 27 de agosto. A semana nacional acontece todos os anos e permite que as APAEs de todo o país tenham a oportunidade de apresentar às comunidades onde estão inseridas, suas ações e atividades, como instrumento de defesa e garantia de direitos e mobilização social.

“O tema escolhido ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’ aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos”, destaca Anilcéia Araújo de Sousa, diretora da escola Edvair José Leme de Campos/APAE Araucária.

Segundo ela, este ano a instituição se propôs a provocar o debate nacional, levando até as pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, conhecimento sobre os seus direitos, a partir de conteúdos acessíveis sobre transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, pensando em como assegurar que esses direitos se efetivem na vida diária. “Devido à pandemia, elaboramos a 1ª Jornada da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que terá uma programação online para que a comunidade de Araucária possa conhecer e acompanhar. Junte-se a nós nesta campanha e colabore com uma sociedade mais justa e inclusiva para todos”, convida Anilcéia.

Programação

• Sábado – 21 de agosto: Abertura solene “Autodefensores, Hino da APAE”.
• Segunda-feira – 23 de agosto: Apresentação das ações da APAE Araucária.
• Terça-feira – 24 de agosto: Live “É tempo de transformar conhecimento em ação”, às 19h30, com transmissão pelo Facebook da APAE Araucária.
• Quarta-feira – 25 de agosto: 1ª Jornada da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência”. Evento filantrópico online com ingressos a R$ 10,00 e inscrições na APAE. Início às 13h30, com transmissão pelo Facebook APAE Araucária.
• Quinta-feira – 26 de agosto: Cartilha “Eu tenho direito”, que abordará os direitos das pessoas com deficiência.
• Sexta-feira – 27 de agosto: direitos das pessoas com deficiência.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1275 – 19/08/2021

VEJA TAMBÉM

Final de semana promete frio e geada

Quem gosta de um friozinho poderá aproveitar o final de semana do jeitinho que planeja. Nesta sexta-feira o dia amanhece com 3ºC e tem a

Compartilhe