Apenas quatro colégios são atendidos pelo programa Escola Segura

Dos 19 colégios da rede estadual de ensino de Araucária, apenas quatro vêm sendo atendidos pelo programa Escola Segura, que foi criado em 2019 para estreitar laços entre a comunidade escolar e a Polícia Militar. O programa prevê a presença física de policiais militares da reserva nas escolas em dois turnos, das 7h às 15h e das 15h às 23h, além do suporte de unidades móveis da PM e integração com o serviço de inteligência da área de segurança.
Atualmente, contrariando a meta inicial de atender a totalidade das instituições estaduais, o programa atende apenas os colégios Professora Marilze da Luz Brand (Jardim Fonte Nova), Maria da Graça Siqueira Silva e Lima (Costeira), Lincoln Setembrino Coimbra (Jardim Califórnia) e Monteiro Lobato (Estação).
Segundo informação não confirmada pela Secretaria de Estado da Educação, não há contingente necessário de policiais da reserva para atender a demanda de todos os colégios da rede no Município. E mesmo as instituições já atendidas atualmente, não são contempladas com policiais nos dois períodos previstos pelo programa. É o caso do Colégio Monteiro Lobato, que solicitou policiais nos dois turnos, mas só conseguiu para o período das 7h às 15h.
A SEED também não informou se há previsão de estender o programa para colégios estaduais de Araucária.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1288 – 18/11/2021
