Com a ampliação das faixas etárias que podem receber a vacina contra a COVID-19 no município, o aumento no número de pessoas nos pontos de vacinação gerou filas em alguns bairros na última quarta-feira, 24 de março. O grupo que estava sendo vacinado era o da faixa dos 73 anos ou mais. Buscando evitar transtornos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou que reforçou as equipes que estão realizando o trabalho e abriu um novo ponto de drive trhu para agilizar o processo de imunização.
Em Araucária são quatro pontos de vacinação, sendo dois no sistema drive-thru, onde o idoso não precisa descer do carro, o Parque Cachoeira, entrada pela da Rua Rio de Janeiro e o Estacionamento da Igreja Congregação Cristã no Brasil, localizado na Rua Bonifácio Kaiut, n° 89, bairro Fazenda Velha, e dois pontos fixos, o primeiro no Terminal Rodoviário Central e no Adolescentro Industrial, na Rua Gralha Azul, n° 2293, no Capela Velha. A secretaria pediu a colaboração dos araucarienses para que evitem aglomerações nos locais, especialmente nos pontos fixos. O atendimento acontece das 9h às 16h e geralmente o fluxo maior é na parte da manhã.
Para receber a primeira dose da vacina, a recomendação é que o idoso leve um acompanhante e apresente aos enfermeiros o CPF, um documento de identidade com foto, comprovante de endereço, receita com medicamentos em uso. Não é necessário fazer nenhum cadastro prévio.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica reforçou ainda que o procedimento de vacinação leva um certo tempo para ser finalizado, pois as equipes precisam fazer um check list com os pacientes, verificar a documentação, realizar o cadastramento, preencher a carteirinha de vacinação e ainda passar orientações sobre a segunda dose, por exemplo. Para mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 basta ligar para o Disk Corona, 0800- 6425- 250. A ligação é gratuita.
Fase de vacinação
Nesta quinta-feira, 25 de março, a vacinação começará a ser aplicada em idosos com 71 anos completos ou mais.