Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Vereador Paulo Horácio fala sobre a importância do projeto
Vereador Paulo Horácio fala sobre a importância do projeto

A Câmara de Vereadores aprovou em segunda votação na noite desta segunda-feira, 16 de março, o projeto de lei que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. O mesmo texto também institui no Município a política para aten­dimento aos direitos das pessoas com esse transtorno.

O autor do projeto foi o vereador Paulo Horácio (SD), que afirmou que a conscientização sobre a doença irá possibilitar que a pessoa com autismo receba a estimulação e intervenção adequada para melhorar seu desenvolvimento e consequentemente sua qualidade de vida e de seus familiares. “O autista possui uma interpretação diferente das imagens, sons, cheiros e outras sensações que experimentamos no nosso cotidiano, daí sua dificuldade para falar, ir à escola e desempenhar coisas de nosso dia a dia. Justamente por isso, precisamos, enquanto poder público e sociedade como um todo, olhar com a atenção devida para essas pessoas”, destacou o vereador.

Conforme prevê o texto aprovado pela Câmara, a Semana de Conscientização do Autismo acontecerá anualmente nos primeiros sete dias do mês de abril. Isso porque o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril.

Ainda conforme informado pelo vereador, dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mostram que o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Até onde se sabe, não há números certos sobre os portadores da síndrome em Araucária.

Com o texto aprovado em segunda votação, ele segue agora para sanção do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB). Em seguida, o documento é publicado, vira lei e passa a valer.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: WALDICLEI BARBOZA

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM