Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Dona Marcelina Areias Horácio, 82 anos, eterna professora de milhares de araucarienses, ex-secretária municipal de Educação, uma das fundadoras da APAE em Araucária e soldada da linha de frente quando o assunto era a defesa do direito de crianças e adolescente, faleceu na noite desta sexta-feira, 3 de dezembro.

Marcelina estava internada há cerca de duas semanas, mas nesta quinta-feira (2) se submeteu a uma gastrotomia para que pudesse voltar para casa. Graças ao procedimento, teve na alta no início da tarde de hoje. Estava bem, mas por volta das 20h50 passou mal. Os familiares ainda acionaram socorro médico, mas eles pouco puderam fazer: a cidade havia perdido dona Marcelina.

Viúva do advogado Odail Horácio, dona Marcelina era a matriarca de uma família com cinco filhos, 12 netos e seis bisnetos. Recentemente, em entrevista ao O Popular, ela contou um pouco de como vinha levando seus dias nesses tempos de pandemia. Com uma vida inteira dedicada à educação, ela aproveitava a aposentadoria para tentar descansar. Tirava pequenos cochilos ao longo do dia e não abria mão de uma boa conversa com o bisneto Thales. Fazia suas leituras, assistia televisão, principalmente novelas e não abria mão de acompanhar um jogo de futebol. “Meu marido sempre gostou de futebol e eu assistia com ele, não tenho preferência, torço pelo jogo bonito ou os times dos meus filhos”, contou à época.

A família ainda não informou detalhes sobre velório e sepultamento da eterna professora de Araucária.

Dona Marcelina Horácio, foi professora, secretária municipal de educação, apoiou a criação da Apae e do ensino especial. Em 1990 formou-se em Direito e dedicou-se as causas sociais, ao direito da Criança e do adolescente e ajudou na implantação do Conselho Tutelar de Araucária. Na foto com a família Débora, a neta Paola e os bisnetos Luise e Thales, seu núcleo familiar que a mantem protegida durante a pandemia. Foto: Marco Charneski

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM