Compartilhe esta notícia
Araucária, temos orgulho e gratidão  por fazer parte da sua história - notícias da Geral  - O Popular do Paraná

Os primeiros relatos históricos da região de Araucária remetem ao ano de 1668, quando o governo português concedeu a Domingos Rodrigues da Cunha uma sesmaria, legalizando a distribuição de terra para produção agrícola. Mas foi só depois de muito trabalho duro das famílias que aqui residiam, juntamente com o fluxo de poloneses, alemães e ucranianos, que uma ação conjunta foi gerada e o progresso chegou ao lugar. Assim em 11 de fevereiro de 1890, os habitantes conquistaram o direito de criação oficial do município, através de um decreto do governador José Marques Guimarães.

Assim como nossa cidade natal, a história da Unifacear é pautada em trabalho duro coletivo. Foi através do sonho de levar desenvolvimento e educação em todos os níveis para o município, que um grupo de educadores e empresários se reuniu em 1998, e começou a implantação de uma faculdade. Após muito planejamento e empenho, em 21 de novembro de 2001 foi criada e credenciada a Facear, que depois de se tornar Centro Universitário virou a Unifacear.

A Unifacear possui uma eterna gratidão a Araucária, pois aqui foi o seu nascimento. Como um bom filho dessa terra, crescemos e nos desenvolvemos. Hoje, em pleno processo de expansão, a instituição conta com diversos campi e polos em todo o Brasil.

O reitor Murilo Andrade ressalta que a Unifacear possui uma relação mútua de carinho e respeito com Araucária. “Quando chegamos aqui, foi o povo e as empresas da cidade que acreditaram na nossa missão e colocaram seus filhos e funcionários para estudar com a gente. Da mesma forma, nestes 18 anos da Unifacear nós conseguimos ajudar Araucária a crescer formando mão de obra qualificada para a cidade”.

Com um crescimento dinâmico, a economia da região sempre buscou como se destacar. Na exploração comercial da madeira até 1930, na exploração da erva mate para exportação, Araucária nunca parou em direção ao progresso. Em 1972, após a instalação da refinaria Getúlio Vargas da Petrobrás, deu seu primeiro passo rumo à industrialização. Desde então não parou mais e passou a ser escolhida como sede por diversas empresas de renome.

A Unifacear também sempre buscou novas formas de se reinventar e de se adaptar às novas tendências de ensino. Sem nunca desviar o foco no aluno e na oferta de um ensino de qualidade. Hoje a instituição conta com diversos cursos presenciais, semipresenciais e EAD, além de mais de 50 cursos de pós-graduação. Com uma estrutura em constante evolução, a instituição conta com diversos laboratórios especializados, auditório e bibliotecas completas. A grande novidade são salas de aula inovadoras, com layout diferenciado em relação às salas de aula tradicionais, possibilitando um aprendizado dinâmico.

Além disso, a Unifacear se orgulha de ser a primeira instituição de ensino superior de Araucária e de ter contribuído para o desenvolvimento da cidade, formando milhares de profissionais competentes, que atuam em Araucária e outros lugares do mundo nas mais diversas áreas.

“Todo mundo em Araucária conhece algum parente ou amigo que estudou na UNIFACEAR, quando não é a própria pessoa que estudou, então temos uma relação muito forte com a cidade. Sempre que ouvimos relatos de ex-alunos da instituição escutamos elogios, o que nos dá uma satisfação enorme e a certeza de estarmos contribuindo com a cidade, oferecendo um ensino de qualidade,” diz Felipe Razera, Gerente de Marketing da Unifacear.

Pensando em devolver um pouco desse carinho e respeito que os araucarienses tem em relação a Unifacear, hoje a instituição oferece diversos serviços para a comunidade, como o Núcleo de Prática Jurídica e a Clínica de Fisioterapia.

O NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) é um projeto que tem como objetivo iniciar os acadêmicos do Curso de Direito no exercício da advocacia através da consultoria jurídica gratuita oferecida para toda a comunidade de Araucária. Já a Clínica de Fisioterapia da Unifacear é um espaço dedicado ao atendimento fisioterapêutico gratuito aos cidadãos. Ambos os projetos desempenham um importante papel de integração do aluno e da faculdade junto à comunidade local. Trazendo atendimento aos que mais precisam.

A Unifacear acredita que o papel de uma instituição de ensino superior em uma cidade não é a de apenas vender cursos de graduação e visar somente o lucro, como grupos de outras instituições estão fazendo, mas também de retribuir à população com serviços e estrutura diferenciada.

É por tudo isso que temos o orgulho de dizer: Sou de Araucária. Nós nos identificamos com nosso lar e sua história de luta, crescimento e amor. A Unifacear parabeniza a cidade de Araucária por seus 130 anos e agradece por ter contribuído e participado dessa história! Que você continue se desenvolvendo cada vez mais.

Texto:ASSESSORIA UNIFACEAR

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio