O Acolhimento Familiar está previsto nos Serviços da Política Municipal de Assistência Social e vem buscando novas famílias que tenham interesse em acolher temporariamente crianças e adolescentes que aguardam decisão judicial sobre guarda ou processo de adoção. Para agilizar essa busca, nos dias 24 e 31 de agosto, haverá uma formação continuada na sede do serviço, que fica na Rua Fernando Suckow, 40, Centro.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma medida protetiva temporária e excepcional. É uma modalidade de acolhimento prevista no ECA, onde uma família assume temporariamente os cuidados de crianças ou adolescentes em medida de proteção judicial. A principal vantagem é que este acolhimento garante estabilidade, carinho e cuidado personalizado para a criança ou adolescente.
Qualquer pessoa ou família, previamente cadastrada, avaliada e capacitada pelo Serviço de Acolhimento Familiar, que se disponha a acolher uma criança ou adolescente em seu núcleo familiar, sem intenção de realizar adoção, poderá se candidatar.
É preciso residir em Araucária; não ter antecedentes criminais, ter aptidão física e mental, não possuir dependência de substâncias psicoativas por qualquer membro da família; ter a concordância dos demais membros da família; e disponibilidade de tempo para os cuidados com a criança ou adolescente.
As pessoas interessadas em participar da formação continuada deverão entrar em contato com a SMAS pelo WhatsApp (41) 99927-3676, pois terão que passar por uma entrevista inicial.
Edição n.º 1426.