Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Novos semáforos já foram instalados na avenida Victor do Amaral e em breve irão receber as botoeiras sonoras. Foto: Marco Charneski

A Prefeitura de Araucária irá implementar em breve um sistema de semáforos com botoeiras, obedecendo uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece padrões e critérios para sinalização semafórica com sinal sonoro e outros dispositivos, destinado à travessia segura de deficientes visuais, pessoas com baixa visão e idosos. A Secretaria Municipal de Urbanismo, que gerencia o sistema de sinalização, disse que inicialmente serão instaladas 40 botoeiras em cruzamentos estratégicos da cidade, localizados nas avenidas Victor do Amaral, Archelau de Almeida Torres e das Araucárias; rua São Vicente de Paulo, esquina com a Rodolfo Hasselmann, perto da Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka e ainda rua Dr. Guilherme da Mota Corrêa, esquina com a Prefeito Odorico Franco Ferreira, perto do Centro Covid.

“Além do sinal sonoro, o semáforo terá uma placa em braile (sistema de escrita e leitura tátil), o som de uma mensagem verbal e ainda um sinal visual (luz piscando) para auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Com essa nova tecnologia, Araucária passará a atender cidadãos que antes tinham dificuldades na hora de atravessar a rua, garantido a elas mais segurança”, explica o engenheiro de trânsito da SMUR, Luiz Antônio Gouvêa. Ele complementa que serão priorizados cruzamentos próximos a escolas e outros locais públicos, com grande circulação de pedestres.

Temporizador

Os equipamentos fazem parte do plano de modernização no sistema de sinalização do Município, que há cerca de duas semanas começou a receber semáforos novos, com temporizador para veículos e pedestres. Os primeiros equipamentos desse modelo já foram instalados em alguns cruzamentos da Avenida Victor do Amaral.

“Ao todo, serão 33 semáforos com temporizador, adquiridos com recursos próprios do Município e instalação por equipes próprias da Prefeitura. A previsão é de que a instalação e adaptação dos novos semáforos e das botoeiras que irão melhorar a acessibilidade às pessoas cegas e com baixa visão seja concluída em cerca de dois meses, já que em alguns pontos a Prefeitura também irá instalar barras de LED no chão, o que demanda mais tempo de obra”, salientou Luiz.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1286 – 04/11/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM