Pesquisar
Close this search box.

Araucária terá Semana de Conscientização do Autismo entre 1º e 8 de abril

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária programou várias ações que serão desenvolvidas durante a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, entre os dias 1º e 8 de abril.

Os eventos serão realizados pelas secretarias municipais de Educação (SMED) e de Saúde (SMSA). A lei municipal nº 2820/2015 instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A SMED abrirá de 19 a 25 de março as inscrições do II Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade” para professores da rede municipal, pais de alunos com autismo e acadêmicos de pedagogia da Facear. Os professores farão a inscrição via “Portal do Professor” (mediante CPF e senha individual). Já os pais poderão se inscrever na sede do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do

Desenvolvimento (CMAEE-TGD) e os acadêmicos da Facear na instituição onde estudam. O Seminário será no dia 2 de abril, no anfiteatro da Facear, que fica na Avenida das Araucárias, 3803 – Thomaz Coelho. No período da manhã, das 8h30 às 11h30, uma das atividades será a palestra com a professora Maria de Fátima Joaquim Minetto, doutora em Psicologia e com especialização em Educação Especial. Já no período da tarde serão tratados temas como características e definição do TEA; processo de inclusão do TEA; a importância da família no processo inclusivo; organização da prática inclusiva; organização pedagógica no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado-TGD.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer o curso: “Aspectos multiprofissionais do diagnóstico precoce e tratamento do Transtorno de Espectro Autista” (TEA). A formação é voltada para profissionais da Saúde e também familiares de pessoas com autismo. As inscrições para o curso devem ser feitas pelo e-mail nucleo­saude@araucaria.pr.gov.br até o dia 29 de março. Os participantes do curso contarão com as orientações e relatos de experiência sobre o TEA.

Publicado na edição 1104 – 15/03/2018