Araucária terá Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência | O Popular do Paraná
Compartilhe esta notícia:

A partir do próximo ano, Araucária passará a realizar a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 3.634, assinada no último dia 22 de julho. O evento, que deverá acontecer anualmente na primeira semana de fevereiro, tem como objetivo conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de ações preventivas. Para a primeira edição da Semana, estão previstas atividades de caráter preventivo e educativo, em conjunto com o poder público e organização da sociedade civil para disseminar informações que contribuam para a redução nos casos de gravidez precoce. A Semana já foi incluída no Calendário Oficial do Município.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as adolescentes grávidas já são acompanhadas como as demais gestantes nas unidades básicas de saúde e ainda pelos profissionais do Centro de Saúde da Mulher e do Idoso de Araucária (CSMI), onde há atendimento para situações de gravidez de alto risco.

Riscos

A gravidez precoce traz sérias consequências à vida das adolescentes. Além da responsabilidade que terão que adquirir de repente, há riscos para a saúde como bebê com baixo peso, falta de ferro e anemia profunda, pressão alta. Existe ainda o risco e a dificuldade durante o parto, por se tratar de uma estrutura óssea infantil e ainda não desenvolvida completamente, pode impossibilitar a passagem do bebê no canal vaginal, tendo que apelar para uma cesárea de emergência.

Na vida profissional e emocional, a gravidez precoce acaba prejudicando os estudos, o trabalho e até mesmo o fato de conhecer melhor a vida e novas pessoas. Isso porque quando ocorre a gravidez inesperada, algumas deixam de estudar, outras acabam sendo forçados a ter um relacionamento mais sério devido à responsabilidade, outros já optam em abortar e alguns casos até em abandonar o bebê.

Texto: Maurenn Bernardo

Foto: divulgação

Publicado na edição 1224 – 06/08/2020

Compartilhe esta notícia:


Aproveite, cadastre seu email para receber novidades!

, , , , ,