Araucária terá Simpósio de Conscientização do Autismo

Vitor Franco será um dos palestrantes
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Vitor Franco será um dos palestrantes
Vitor Franco será um dos palestrantes

Traçar um mapeamento sobre os Transtornos do Espec­tro do Autismo (TEA) em Arau­cária e repassar orientações aos profissionais que trabalham com a síndrome e também aos familiares destas crianças. Estes são os objetivos do 1º simpósio de conscientização sobre o assunto que será realizado no próximo dia 5 de abril, na Escola Municipal Archelau de Almeida Torres.

Entre os palestrantes está o professor Vitor Franco, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal. O tema da palestra será “Família X Escola e as intervenções no Transtorno do Espectro do Autismo”. Vitor é professor nas áreas do desenvolvimento, psicopatologia e psicoterapia infantis e suas principais áreas de investigação são a psicopatologia do desenvolvi­mento e a intervenção precoce, com interesse particular na adaptação e desenvolvimento das famílias de crianças com deficiência e a Síndrome de X Frágil.

Inscrições

O seminário contará com duas turmas, para que mais pessoas te­nham a oportunidade de participar. Uma será no horário das 8h30 às 12 horas e outra das 13h30 às 17 horas. As vagas são limitadas. A organização é do Instituto de Aprendizagem e Desenvolvimento (IAD), com apoio da Associação Kasa do Autista (AKA) de Arau­cária. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo endereço eletrônico http://www.iadpr.com.br/#!formulario-de-inscricao/ubjr9.

“O simpósio de Araucária é um sonho de todos que lutam em qualificar profissionais e dar informação e formação as famílias, para que o indivíduo com TEA tenha uma qualidade de vida melhor. Se conseguirmos mapear a síndrome em Araucária, pode­remos buscar recursos”, disse a presidente da AKA, Sandra Mara Aparecida do Prado.

Sobre a AKA

A AKA foi fundada em 2011 e surgiu da necessidade de orientar, informar, dar formação e buscar os direitos para melhorar a qualidade de vida das famílias que tem o diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), síndrome que atinge 70 milhões de pessoas no mundo.

Ainda sobre o tema, em Araucária foi sancionada a Lei nº2820/2015, que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, comemorada na primeira semana do mês de abril e institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e dá outras providências.

Texto: MAURENN BERNARDO / FOTO: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE