Dezenas de moradores de Araucária relataram ao longo dos últimos dias estarem sofrendo com a ausência da coleta de lixo domiciliar em suas casas. O problema já foi identificado nos bairros Fazenda Velha, Estação e Costeira.
Em alguns casos, os sacos de lixo se acumulam em frente às casas e o transtorno só não é maior porque parte do material descartado acaba sendo recolhido por catadores de recicláveis. A situação se agrava também em virtude do período de final de ano, onde a produção de lixo nas casas acaba sendo superior ao restante dos meses.
Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a quem cabe gerenciar a coleta domiciliar na cidade, esta informou que – de fato – a empresa responsável pelo serviço alegou ter enfrentado problemas com sua frota de caminhões, o que levou ao inconveniente para os moradores de Araucária.
Atualmente a coleta é feita pela Transportec Coleta e Remoção de Resíduos, por meio de um contrato emergencial, já que a licitação principal para definir quem fará o trabalho se a arrasta no Município desde o segundo semestre de 2016. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, nessa sexta-feira, 4 de janeiro, representantes da empresa foram convocados à explicar as razões de não estarem cumprindo o contrato, sendo que eles informaram que na quinta-feira (3) três caminhões coletores apresentaram defeito, o que gerou problemas em cadeia na coleta de lixo. “Notificamos a empresa pelo descumprimento e a multamos. É o instrumento legal previsto em contrato neste tipo de situação. Demos prazo para que eles regularizem o serviço. Caso não cumpram o determinado, isso pode acarretar no rompimento do contrato e na inabilitação da empresa para celebração de acordos futuros com a administração pública por até dois anos”, explicou o titular da SMMA, Vitor Cantador.
O contrato entre a Prefeitura a Transportec, explicou Vitor, prevê que a empresa precisa disponibilizar seis caminhões para a coleta de lixo, além de dois para o recolhimento na área rural e outros dois que devem permanecer em seu pátio para atuar em caso de reserva. Logo, pelo menos em tese, a quebra dos três caminhões não deveria ter gerado todos os problemas que estão sendo registrados na cidade. “No final da tarde desta sexta-feira, determinei que um fiscal nosso comparecesse à sede da empresa e verificasse se todos os caminhões previstos em contrato estavam à disposição. Caso não estivessem, faremos outra notificação à Transportec”, acrescentou Vitor.
Na manhã deste sábado (5), nova informação da Secretaria de Meio Ambiente informa que a Transportec havia acrescido dois caminhões extras para tentar normalizar a coleta, sendo que a promessa da empresa era a de que até amanhã todo o recolhimento de lixo em todos os bairros de Araucária estaria normalizado.
Fotos: Divulgação