Conselho Municipal do Plano Diretor terá eleição

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Mais uma vez a história se repetiu e a eleição para a escolha dos novos representantes do Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) terá pouquíssimos candidatos, e algumas vagas ficarão em aberto. O pleito acontecerá neste sábado, 20 de maio, às 10 horas, no Anfiteatro da Prefeitura. Serão eleitos representantes dos segmentos da sociedade civil, associações de bairro, organizações não governamentais, delegados das regionais rurais e delegados das regionais urbanas. A nova gestão do CMPD será de junho de 2017 a maio de 2019.

O Conselho tem a incumbência de provocar discussões sobre assuntos de extrema relevância para o Município como a revisão do Plano Diretor, as invasões urbanas e o parcelamento irregular rural. Vale ressaltar que, de acordo com pesquisas recentes feitas pelo Governo do Paraná, Araucária ocupa a primeira posição no ranking de cidades com maior número de moradores em situação irregular.

Faltou interesse

Segundo o conselheiro Péricles Alves Pinto, da ACIAA, que faz parte do Conselho, com exceção dos representantes das associações de classe, que registrou três candidatos inscritos, todas as demais vagas não terão disputa, pois haverá apenas um ou nenhum concorrente. “A campanha de divulgação para as eleições durou cerca de 60 dias, mesmo assim, muitas pessoas não tiveram interesse em participar. Através do Conselho, temos muitos meios de discutir o futuro da cidade, mas poucos querem se comprometer”, criticou.

Ainda de acordo com ele, além da falta de interesse em participar do Conselho, fato que já se tornou comum, alguns representantes de entidades eleitos, não comparecem às reuniões e são afastados. “Pra ter uma ideia, dos atuais oito representantes da sociedade civil, dois já foram afastados”, exemplificou.

Veja quem são os candidatos inscritos

Dos Conselhos Municipais não haverá disputa, pois foram indicados três candidatos, dois titulares e um ficará na suplência. São eles: Rúbia Fabiana Baja (Conselho de Defesa do Meio Ambiente), Jandaíra dos Santos Moscal (Conselho de Política Cultural) e Pedro Emanuel Sfrendrych (Conselho do Patrimônio Cultural).

Daiana Garcia da Silva (ONG Bicho Não é Lixo) será a representantes das ONGs, e das associações de classe, única vaga em que haverá uma disputa, foram indicados Juscelino Katuragi (Loja Maçônica Cavaleiros do Iguaçu), José de Souza (Sindimont) e Samir Traya (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Como representantes da indústria e comércio foram indicados Fanny Busato Batista (Aeciar) e Péricles Alves Pinto (Aciaa). As associações rurais e associações de bairro não indicaram representantes.

 

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE