A Escola Municipal Archelau de Almeida Torres, que fica no bairro Iguaçu, vinha enfrentando um problema recorrente toda vez que chovia: goteiras! A chuva vinha e era sempre uma correria para encontrar panos e baldes, na tentativa de conter as goteiras e evitar que as salas alagassem e que móveis e outros materiais molhassem.

No último feriadão de junho, a chuvarada pegou todos de surpresa e provocou alguns estragos na escola. No retorno das aulas, foi aquele susto quando a equipe escolar presenciou a cena onde em uma das salas as goteiras haviam se espalhado e molhado muitos materiais. Alguns móveis também foram protegidos com lonas pretas e posteriormente remanejados, para evitar que molhassem.

Rascunho automático
Foto: Divulgação. As goteiras deixaram algumas salas alagadas e foi preciso recorrer a baldes e panos.

A situação da escola veio à tona após as reclamações feitas por algumas professoras e mães de alunos. Elas alegam que as goteiras apareceram desde abril e dizem ser urgente o conserto do telhado. Ciente da questão, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou que já está tomando as devidas providências. “Avaliamos a situação e definidos que seriam necessários reparos no telhado e troca das calhas. Grande parte do serviço já executamos, entretanto, devido às condições climáticas atuais, com chuvas constantes, não tem sido possível realizarmos o que ainda falta. Estamos em contato com a direção da unidade educacional, que já foi informada da retomada do serviço assim que o clima permitir. Entre os serviços previstos, também será feita a pintura interna das salas afetadas”, explicou a secretaria.

A direção da Escola Archelau declarou que está contente com a intervenção da Prefeitura, considerando que a solução era urgente. “A SMED e o Departamento de Infraestrutura estão nos dando a assistência necessária. As calhas serão trocadas, inclusive já estão prontas, aguardando o tempo melhorar para fazer a instalação, e as salas afetadas também receberão nova pintura em breve”, comemorou.

Edição n.º 1472.