A araucariense Jane Aparecida Guarda é o tipo de mulher que podemos chamar de empreendedora destemida. Há cerca de um ano ela decidiu fechar seu restaurante após descobrir seu talento para o artesanato. Costureira de mão cheia, ela descobriu a arte do frufru, se apaixonou e agora administra o sucesso da sua produção de tapetes. E quando dissemos sucesso, não estamos mentindo, porque os produtos que ela confecciona já estão sendo vendidos pelo Brasil afora.

Vendo que o frufru poderia ser um negócio promissor, a empreendedora montou a loja de artesanato Jane Helancas, que além de vender os tapetes, comercializa algumas máquinas, aparelhos e material para quem também quer se aventurar pela arte do frufru. “Eu dou um cursinho básico, caso meu cliente queira aprender mais sobre a confecção dos tapetes. E ainda tenho um canal no youtube Jane Helanca Tapetes Frufru, onde dou várias dicas”, comentou a artesã.

A loja da Jane fica um pouco distante do Centro, na Avenida Independência, 6500, na área rural de Araucária, mas seus clientes já estão espalhados por todo o Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Manaus. Isso é possível graças ao seu trabalho de divulgação e venda pela internet.   

O começo

A empreendedora araucariense conta que o começo do novo negócio não foi fácil, nem por isso ela desistiu. “Quando comecei a confeccionar os tapetes eu ainda tocava o restaurante, tentei conciliar os dois, porém percebi que estava ficando muito ausente da família por conta da correria dos negócios, porque tinha que trabalhar aos sábados, domingos e feriados. Então decidi fechar o restaurante”, relembra.

O frufru conquistou rapidamente o meu coração. Além de me apaixonar pela arte, vi que a demanda por este tipo de material era grande e em alguns lugares os vendedores demoravam muito para entregar. Então eu percebi que além de fazer os tapetes, eu poderia vender este material. E não é que deu certo!” comemora a Jane.   

Hoje a empresa cresceu, conta com duas costureiras que dividem a função de confeccionar os tapetes, além da própria nora de Jane, que também ajuda nesse trabalho e mais três revendedores. Além da loja física, Jane tem planos de expandir, oferecendo cursos profissionalizantes “Tenho que ajustar algumas coisas ainda, mas através do meu canal no youtube já estou divulgando um pouco da minha forma de ensinar”, comentou.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Jane, acesso o canal no youtube Jane Helanca Tapetes Frufru ou entre em contato com a empreendedora pelo fone (41) 99966-8086.

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe