A partir da próxima segunda-feira (04) haverá uma grande mudança na forma de aplicação das vacinas contra a Covid-19 em Araucária. A vacina pediátrica será descentralizada e para adolescentes e adultos seguirá um cronograma conforme o dia da semana. Com isso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Csu irá retomar os atendimentos normalmente e não será mais um ponto exclusivo de vacinação infantil.

A SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) destaca que essas mudanças serão colocadas em prática para ampliar e facilitar o acesso à população. “Essa descentralização foi um pedido da comunidade e, além disso, esse novo formato irá otimizar a utilização das doses. Por exemplo, um frasco tem 10 doses e após aberto essa quantidade precisa ser aplicada no mesmo dia, caso contrário existe a perda. Com essa mudança iremos evitar que isso ocorra”, afirma o secretário de Saúde, Adilson Suguiura.

Pediátrica

Crianças de 05 a 11 anos que precisarem tomar a primeira dose devem fazer o agendamento pelo Whats App nos números: (41) 99927-0178, (41) 99927-2064, (41) 99927-1264 e (41) 99927-0744. O agendamento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Para a segunda dose não é necessário fazer o agendamento. Basta procurar a UBS das 08h30 às 16h seguindo esse cronograma de datas:

SEGUNDA-FEIRA – Industrial e Shangri-lá

TERÇA-FEIRA – Califórnia e CSA

QUARTA-FEIRA – Vila Angélica, Boqueirão e Tupy

QUINTA-FEIRA – Padre Chico e Costeira

SEXTA-FEIRA – CSU e Santa Mônica

Adolescentes de 12 a 17 anos e gestantes de qualquer idade

O atendimento será por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendar, das 08h30 às 16h.

SEGUNDA-FEIRA – Padre Chico e Santa Mônica

TERÇA-FEIRA – Boqueirão e Tupy

QUARTA-FEIRA – Industrial e Costeira

QUINTA-FEIRA – Vila Angélica, Califórnia e CSU

SEXTA-FEIRA – CSA e Shangri-lá

Adultos e idosos

O atendimento será por livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendar, das 08h30 às 16h. A dose de reforço deverá ser administrada 4 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado. Idosos, maiores de 80 anos, deverão realizar um novo reforço (4ª dose) 4 meses após a primeira dose de reforço.

SEGUNDA-FEIRA – Vila Angélica, Califórnia, CSU, CSA, Costeira, Tupy

TERÇA-FEIRA – Padre Chico, Industrial, Santa Mônica e Shangri-lá

QUARTA-FEIRA – Califórnia, CSU e CSA

QUINTA-FEIRA – Boqueirão, Santa Mônica, Shangri-lá e Tupy

SEXTA-FEIRA – Vila Angélica, Padre Chico, Industrial, Boqueirão e Costeira

Imunossuprimidos

Para as pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 12 anos o intervalo para a dose adicional deverá ser de 8 semanas após a ÚLTIMA dose do esquema básico, fica indicado também um segundo reforço que será administrado 4 meses após a dose adicional. O cronograma de vacinação para esse público segue o mesmo dos adultos e idosos.

UBS´s da área rural

As Unidades de Saúde do interior seguirão o agendamento e fluxo interno, conforme já vinham realizando até então.

Foto: Carlos Poly

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp