Quem passou pela Avenida das Nações, no bairro Fazenda Velha, nos últimos dias, percebeu que a via está ganhando uma ciclofaixa, nos mesmos moldes da que foi implantada na rua Manoel Ribas. No bairro Iguaçu. A Prefeitura já iniciou a pintura da faixa exclusiva para ciclistas e a ideia é de que seja formado um circuito, incluindo ainda as ruas Agrimensor Carlos Hasselmann, Luiz Armando Ophis e Roque Saad.
“Já estamos deixando o espaço reservado para a ciclofaixa nessas vias e em breve daremos início à pintura e a implantação das placas de sinalização. Na Manoel Ribas a ciclofaixa foi um projeto piloto, de parceria entre a Prefeitura, Detran e o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), com o apoio da Câmara de Engenharia, Infraestrutura e Inovação. Porém no Fazenda Velha a Prefeitura está executando o projeto sozinha.”, explicou a Secretaria de Urbanismo.
Ainda de acordo com a SMUR, a ciclofaixa na Manoel Ribas tem tido uma ótima aceitação, por isso que o projeto foi estendido para a Avenida das Nações e demais vias. “Os ciclistas já se acostumaram bem com a ciclofaixa, alguns ainda reclamam da velocidade dos veículos, mas estamos intensificando a fiscalização para evitar que isso ocorra”, pontuou a secretaria, lembrando ainda que já existem pedidos de que o projeto seja expandido para outras ruas, na área industrial de Araucária, onde há grande circulação de trabalhadores das empresas, que utilizam bicicletas como meio de locomoção.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1279 – 16/09/2021