Desde o ano de 2018 a Prefeitura de Araucária realiza campanhas gratuitas de castração. Porém, até hoje, as campanhas foram realizadas na área urbana. Nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de maio, a campanha será realizada na área rural do município, em Capinzal, atendendo a cães e gatos da região previamente agendados conforme cadastros junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).
O procedimento cirúrgico é feito em fêmeas e machos, das espécies caninas e felinas, e evita a reprodução desses animais, bem como doenças e diminuição de determinados comportamentos. É solicitado que o responsável pelo animal realize corretamente o pré-operatório (8h de jejum total) e depois da cirurgia cuide adequadamente do pet (fornecimento de medicação no horário indicado e colar elisabetano ou roupinha cirúrgica para evitar que o animal acesse os pontos da cirurgia).
Na campanha que acontecerá no Capinzal estão previstas 160 castrações por dia, totalizando 320 procedimentos. A SMMA ressalta a importância de o responsável comparecer na data e horário agendado.
Quem pode realizar o cadastro ?
A campanha de castração gratuita pela Prefeitura é destinada a animais de rua (desde que tenham alguém que responsabilize-se pelo pré e pós-operatório), animais resgatados por ONGs ou protetores independentes e animais de famílias em situação de vulnerabilidade.
Os cadastros podem ser feitos pelo aplicativo AtendeNet, no ícone “Animais” e depois na aba “Castração”; pelo site da Prefeitura, ou diretamente na SMMA, localizada no Parque Cachoeira.
Mais informações pelo telefone 3614-7480.
Campanha de junho
Depois da campanha na região rural de Capinzal, a próxima será realizada entre os dias 08 e 11 de junho na Praça da Bíblia. Os agendamentos estão sendo feitos pela secretaria, de acordo com os cadastros previamente realizados.

Foto – divulgação

Texto: Assessoria

VEJA TAMBÉM

Compartilhe