Campanha nacional vai vacinar jovens de 20 a 29 anos contra o Sarampo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Campanha nacional vai vacinar jovens de 20 a 29 anos contra o Sarampo

A próxima etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo,  que acontecerá entre os dias  18 a 30 de novembro, tem como público-alvo os jovens de 20 a 29 anos que não estão em dia com a vacina. Este grupo é considerado pelo Ministério da Saúde como um dos com maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses confirmadas da vacina. Em Araucária, a vacinação ocorre em todas as unidades básicas de saúde (urbanas e rurais). É muito importante levar a carteira de vacinação a uma UBS para que os profissionais da Saúde verifiquem se todas estão em dia.

Os casos de Sarampo vêm mobilizando as equipes de Saúde de todo o país para intensificar a vacinação de quem não está em dia. Além dos jovens de 20 a 29 anos, outro grupo que preocupa é o das crianças. No ‘Dia D’ realizado em Araucária no mês de outubro, apenas 55 crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias foram vacinadas, conforme registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

A vacina é o único meio eficaz de proteger contra o sarampo, doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade (se a pessoa não está protegida pela vacina). Para a vacinação é importante não esquecer de levar à UBS a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

PREVENÇÃO

No mês de setembro, Araucária registrou um caso de sarampo em pessoa atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Trata-se de um morador do bairro Caximba, em Curitiba. Esta confirmação precisa ser entendida como um alerta para as pessoas que não possuem a vacinação contra sarampo em dia, com atenção especial para as crianças. Quem tem a vacinação em dia está protegido. Outros três casos suspeitos de Sarampo em Araucária estão sob investigação.

Texto: PMA

Foto: Marcelo Camargo- Agência Brasil

Compartilhar
PUBLICIDADE