Araucária PR, , 15°C

Cansado de esperar por coleta, morador decide por fim a lixão

Foto: divulgação
Cansado de esperar por coleta, morador decide por fim a lixão
Foto: divulgação

 

A longa espera por um serviço público que não veio, levou um morador da Rua Gustavo Arthur Cantelle, no bairro Tindiquera, a usar as próprias mãos para por fim a um lixão. Ele conta que no local havia todo tipo de dejetos, que chegou a acionar a Prefeitura para fazer a coleta, mas o caminhão não apareceu. Por conta disso, emprestou um caminhão, recolheu o lixo e o levou para um terreno próximo, onde uma obra está sendo feita e alguns dos entulhos, a exemplo das caliças, serão reaproveitados. Ainda de acordo com ele, os próprios moradores jogam lixo na rua, por terem certeza de que nada vai lhes acontecer.

“Engraçado que todo mês a gente tem que pagar a taxa de limpeza pública, mas na hora que precisamos de um serviço dessa natureza, a Prefeitura não aparece. Se isso não bastasse, a rua, em um trecho de pouco mais de 300 metros, é a única aqui da redondeza que ainda não foi asfaltada. Por que isso?”, indagou o morador.

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), lembra aos moradores que a lei 2159/2010 prevê a responsabilidade pelo descarte correto de entulhos de construção é de quem produz. Portanto, a Prefeitura não recolhe esse tipo de material. O não cumprimento do destino correto é passível de multa. Neste caso, a Prefeitura conta com a colaboração dos moradores para que denunciem no momento em que observarem o descarte ilegal ou forneçam dados que ajudem a identificar os responsáveis.

Lembrou ainda que parte do material que costuma ser descartado ilegalmente em terrenos e ruas pode ser coletado nas coletas de lixo comum ou de recicláveis. Por outro lado, a Prefeitura recolhe madeiras, móveis, colchões, sofás e outros materiais. Basta o morador agendar pelo (41) 3614-7480.

Sobre o asfalto, a Secretaria de Obras informou que há outros trechos na região que ainda não contam com pavimentação asfáltica. Estão sendo realizados os projetos de pavimentação para a região.

Leia outras notícias
MEDPREV - SETEMBRO AMARELO