Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de casos ativos de moradores de Araucária com Covid-19 alcançou nesta quarta-feira, 19 de janeiro, a preocupante marca de 1.018 pessoas. O número é mais do que o dobro registrado há exatos sete dias quando eram 497 os araucarienses em tratamento.

Para se ter uma ideia do crescimento vertiginoso que vem sendo registrado na cidade, a última vez em que os casos ativos haviam superados os quatro dígitos foi em 12 de julho. Naquela oportunidade, eram 1.056 os pacientes em tratamento.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Araucária, a atual variante do vírus é muito mais transmissível que as anteriores. Além disso, houve um relaxamento por parte dos moradores quanto às medidas de prevenção ao contágio, como a falta de uso de máscara em grupos familiares e de amigos.

Também conforme os técnicos da Vigilância, muitas pessoas não têm dado a devida importância para a conclusão do esquema vacinal, principalmente no recebimento da dose de reforço, sendo que este cenário instala uma preocupação epidemiológica para as próximas semanas.

Também esta semana, depois de quase um mês, infelizmente, Araucária voltou a registrar óbitos causados pela Covid-19. A vítima fatal de número 560 foi um homem de 59 anos. Ele era morador do bairro Campina da Barra e havia testado positivo por meio de um teste de farmácia realizado em 7 de dezembro. Lutou contra a doença por quase um mês, vindo a falecer em 5 de janeiro. O fato de possuir comorbidades acabou contribuindo para que seu quadro de saúde evoluísse para óbito.

Diante deste cenário, os profissionais de saúde da Prefeitura reforçam que, além da vacinação, é preciso reforçar as medidas de prevenção, com o uso de máscaras bem vedadas, de preferência a do modelo PFF12. Outra boa iniciativa é evitar ambientes fechados, preferindo sempre aqueles ao ar livre e bem ventilados.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1295 – 20/01/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp