Castração Solidária beneficiou 3.253 animais desde fevereiro

Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Castração Solidária beneficiou 3.253 animais desde fevereiro
A castração traz inúmeros benefícios para os animais. Foto: Marco Charneski

Entre os meses de fevereiro e setembro deste ano, 3.253 animais, entre cães e gatos, foram castrados na Campanha de Castração Solidária de Araucária. Até o momento já foram realizadas seis edições, atendendo 1.442 cães fêmeas e 609 machos, além de 799 gatos fêmeas e 403 machos. A próxima edição está prevista para os dias 6 a 9 de outubro, na Praça da Bíblia, contemplando cadastros aprovados dos bairros Iguaçu e Costeira e do Centro. Os mutirões dão prioridade aos inscritos com Número de Identificação Social (NIS) e renda familiar de até 3 salários mínimos, além de animais de protetoras com cadastro atualizado junto à Prefeitura. Podem ser castrados animais de 7 meses a 7 anos de idade.

A campanha mais recente, realizada entre 1º e 4 de setembro, na Praça da Bíblia, castrou gratuitamente mais 633 cães e gatos, mediante solicitação de donos ou protetores de animais. Dos contemplados na campanha desse mês de setembro havia 285 cadelas, 108 cachorros, 160 gatas e 80 gatos. Estavam previstas 740 vagas para a ação, mas alguns responsáveis não levaram os animais na data marcada. Segundo o departamento de veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em toda edição é registrado um número considerável de faltantes, representando uma média de 20%.

Benefícios da castração

Os veterinários SMMA destacam alguns benefícios para os animais contemplados, incluindo a prevenção do câncer (de mama, ovário, testículos e próstata), crias indesejadas, brigas e fugas durante o cio, transmissão de doenças, além de contribuir para deixar os cães menos territorialistas e mais calmos. “Todos esses fatores colaboram para aumentar a expectativa de vida. O procedimento é seguro, feito por equipe especializada sob anestesia geral, sendo fornecido medicamento e acompanhamento pós-operatório”, explicam.

Os profissionais reforçam que a castração só traz benefícios, ao contrário injeção do cio, que muitos tutores optam em utilizar em seus pets. “A injeção do cio que muitos aplicam de maneira caseira não é recomendável, pois é uma bomba hormonal, traz efeitos colaterais podendo ocasionar doenças posteriores e até a morte do animal. Ou seja, compromete a qualidade e estimativa de vida do animalzinho”, explica a veterinária Dayane Vrisman.

Cadastre-se

O cadastro pra participar da Campanha de Castração Solidária de Araucária é realizado pelo site da Prefeitura (banner rotativo no www.araucaria.pr.gov.br – mediante login), via aplicativo atende.net ou direto na Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque Cachoeira.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1278 – 09/09/2021