O serviço de castração de cães e gatos era muito aguardado e cobrado pela população de Araucária, mas nas primeiras etapas realizadas no ano passado muitas pessoas não compareceram.
No primeiro local, o CRAS Califórnia, 321 pessoas se inscreveram e 89 não compareceram. Alguns casos foram justificados pela fuga do animal, mas vários casos não tiveram nenhuma justificativa.
De acordo com dados repassados pela Prefeitura, nos meses de outubro e novembro foram realizadas cerca de 360 castrações. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), a procura até então foi um pouco abaixo do esperado já que o Castramóvel tem capacidade para fazer 120 operações por dia.
Para a protetora Adriane Sekne, falta divulgação da presença do castramóvel nas regiões. “A divulgação é feita basicamente pelo facebook da Prefeitura, e um cartaz no CRAS onde a castração será realizada. Vale lembrar que muita gente não tem acesso a internet e outras não observam os avisos nas paredes. Acho que um carro de som divulgando a ação ajudaria muito. Além das protetoras, o castramóvel é voltado para os animais de pessoas de baixa renda, e muitas vezes elas não sabem como fazer o cadastro. Teve muita gente que me procurou e eu tive que fazer o cadastro para elas”, comenta.
Por outro lado, para a protetora algumas pessoas acabam não comparecendo por falta de interesse. “Algumas pessoas querem facilidade. Já teve gente pedindo para que o castramóvel fosse até a casa dela para castrar os animais. Então, em alguns casos, é necessário que a pessoa se disponha a levar até o local onde está sendo realizada a castração. Depois não adianta reclamar quando a cadela fica prenha”.
Adriane também lamenta a baixa procura pela castração de cães comunitários que ficam nas ruas. “Eu recebo bastante pedido de pessoas que não se encaixam nos requisitos do programa, e por outro lado muitas vezes temos que ir atrás dos cachorros que sabemos que estão espalhados em vários pontos da cidade para fazer o cadastro”, conta.
O castramóvel é um veículo adaptado para a realização, de forma itinerante, de cirurgias de castração em cães e gatos. O objetivo é tratar da saúde animal e controlar o índice da população canina nas ruas.
A SMMA informou que atualmente o sistema online de cadastro está temporariamente em manutenção. Quando o sistema retornar será dado a ampla divulgação para que os moradores continuem realizando a inscrição.
Texto: Danielle Peplov
Publicado na edição 1146 – 17/01/19