Vários exames serão ofertados durante o mutirão
O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas de Araucária (CEMO) está realizando um mutirão para agilizar atendimentos nas áreas de otorrinolaringologia, pneumologia, endocrinologia, pequenas cirurgias, vasectomia, exames de raio-X odontológico e eletrocardiogramas. A ação começou no dia 25 de abril e acontecerá nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio e a expectativa é que sejam agendados 1750 pacientes a mais do que o estabelecido para a agenda de rotina do CEMO.
No primeiro dia da ação foram agendados 272 atendimentos, mas muita gente faltou. Foram só 155 atendimentos realizados, pois houve 117 desistências que não foram avisadas antecipadamente e por isso essas vagas não puderam ser repassadas para outros pacientes. O maior índice de faltas foi para as consultas de raio-X odontológico, que tiveram quase 50% de ausência.
O coordenador do CEMO, Alexandro Radin, explica que muitos pacientes que faltam irão remarcar futuramente o procedimento e voltar para o final da fila, sendo que o mutirão poderia ser melhor aproveitado. “Estamos fazendo essa ação para agilizar os atendimentos, mas precisamos da colaboração da população. Pedimos um pouco mais de atenção para essa questão. O sistema de saúde tem gastos com esses horários agendados e pessoas que realmente precisam desses atendimentos acabam tendo que esperar mais devido a isso”, comenta.
Radin explica que por mês o CEMO agenda cerca de 10 mil atendimentos, mas 30% dos pacientes falta às consultas e aos exames, tendo atendimento efetivo somente em cerca de 7 mil casos. O problema ainda é maior quando se trata de exames terceirizados, ou seja, que não são realizados no local: de acordo com a Central de Marcação, as faltas chegam à 40% nessa categoria.