Os cidadãos devem receber o recenseador e responder as questões, que são muito importantes para o futuro do Brasil   

Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início nesta segunda-feira, 1° de agosto, à coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. Programado para acontecer em 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso em razão da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários. Nos próximos três meses, milhões de endereços brasileiros serão visitados.  

As visitas também começaram em Araucária e para que a população entenda melhor o que essa pesquisa significa, a Prefeitura de Araucária está reforçando algumas informações e orientações para os moradores, através de uma forma simples e clara: com perguntas e respostas.

Quando visitarão a minha casa?

As visitas dos recenseadores ocorrerão de 1º de agosto a 31 de outubro em todos os municípios do Brasil. Para conseguir encontrar os moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após às 18 horas e também aos sábados e domingos.

A área rural também será visitada?

Sim. Moradores da área rural também receberão a visita, assim como os moradores da cidade.

Preciso receber o recenseador dentro de casa?

Não. Para a grande maioria dos entrevistados a conversa deve ser muito rápida; não deve chegar a cinco minutos de duração. Essa conversa pode ocorrer no portão da residência, sem a necessidade de receber o recenseador em casa. O trabalho dos recenseadores seguirá um roteiro preestabelecido de maneira a visitar casa a casa de uma região. 

Como identificar se é realmente alguém do Censo?

Os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá de identificação com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) no qual registrarão todas as informações coletadas.

Os profissionais vão seguir o protocolo sanitário?

Os recenseadores seguirão o protocolo sanitário necessário contra a Covid-19: máscara, higienização das mãos/álcool gel  e distanciamento social. Em caso de dúvida sobre a identificação do entrevistador, o morador poderá verificar informações via site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181.

Quem terá acesso às respostas fornecidas ao recenseador?

As informações registradas no sistema do IBGE pelo recenseador são sigilosas e criptografadas; nem mesmo o recenseador terá acesso a elas. Não haverá registro de resposta em papel. Cabe aos recenseadores apenas coletar as informações fornecidas pelos moradores: não há qualquer atuação de fiscalização ou de julgamento sobre as respostas sigilosas fornecidas pelo morador.

Por que responder ao Censo é tão importante?

A partir dessas informações coletadas no Censo, municípios, estados e a união garantem, por exemplo, uma base de dados confiáveis e atualizados para a elaboração das políticas públicas (saúde, educação, transporte, segurança pública…). As informações geradas pelo Censo também contribuem, entre muitas áreas, para a realização de pesquisas no meio acadêmico e a definição de estratégias de impacto social e econômico da iniciativa privada.

Censo 2022 começou e Prefeitura tira dúvidas dos moradores, O Popular do Paraná
Foto – IBGE

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe