Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Foto: divulgação

As fortes chuvas, acompanhadas de ventos fortes, granizos, raios e trovões, que afetam todo o Paraná desde o final da tarde de quarta-feira, 18 de setembro, provocaram vários estragos, como destelhamentos e quedas de árvores. Em Araucária, segundo dados da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, 180 casas foram danificadas e houve cinco registros de quedas de árvores, com um total de 720 pessoas afetadas, porém, ninguém ficou desalojado ou desabrigado.

A Defesa Civil de Araucária ainda atende ocorrências pela cidade, e faz a distribuição de lonas para as famílias atingidas. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do jardim Tupy e do Costeira, e o Corpo de Bombeiros, também estão entregando lonas.

“A distribuição acontece nesses dois centros porque, segundo a Defesa Civil, foram os bairros com maior número de famílias atingidas”, explicou Adriana Pidosrodeski, coordenadora dos CRAS.

Os temporais também afetaram o abastecimento de energia elétrica no município, e houve registros de falta de luz em vários bairros e até na área rural. Segundo a Copel, a tempestade foi tão severa, que atingiu a rede. As equipes de plantão tentaram restabelecer o fornecimento o mais rápido possível, porém, em algumas situações, a energia demorou algumas horas para voltar ao normal.

A Copel ressalta que os casos de interrupção no fornecimento poderão ser reclamados através do aplicativo “Copel Mobile”, ou por “SMS no 28593”, com a seguinte mensagem: SL + número da unidade consumidora. As reclamações vão direto para a Central de Operações.

Segundo o Simepar, a população deve ficar alerta, pois há previsão de mais chuvas para esta sexta-feira, 20 de setembro, inclusive com ameaça de temporais.

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM