A Prefeitura de Araucária, por meio do Departamento de Trânsito, realizou a entrega e instalação de antenas corta pipa/anticerol nas motos de 87 motociclistas. A ação, realizada na tarde desta quinta-feira (05) ocorreu na sede dos Agentes de Trânsito, próximo ao viaduto de entrada da cidade e faz parte da programação de atividades do Maio Amarelo, uma mobilização mundial pela segurança no Trânsito. Participaram da ação motociclistas que utilizam a moto para trabalho ou passeio. Em comum entre eles, a consciência sobre a importância de se proteger contra o cerol.
O socorrista do SAMU, Henrique Bazia, sabe bem dos riscos que o cerol pode causar aos motociclistas. Ele conta que nunca atendeu a um caso de incidente envolvendo corte por cerol, mas afirma que “é um risco bem presente”. O socorrista anda de moto há 30 anos e considera a antena de “suma importância” para a proteção dos motociclistas.
Neide Rosa de Jesus, moradora do Capela Velha, revelou que estava procurando uma antena corta pipa (para comprar) mas não havia encontrado. Ela explicou que voltou a andar de moto há menos de um ano, que nunca viu um incidente envolvendo cerol de perto, mas sabe dos riscos porque viu reportagens sobre o assunto. “’Piazada’ brinca, mas é perigoso”, resumiu. A motociclista elogiou a ação da Prefeitura em oferecer o equipamento gratuitamente aos motociclistas. Outro motociclista que participou da ação foi Paulo Desidério, morador do Campina das Pedras. Há uns 3 anos, ele passou a utilizar a moto para entregar lanches do estabelecimento comercial da família. Paulo afirma que sempre gostou de andar de moto, que costuma ver bastante pipa, mas que é difícil saber se há cerol em alguma delas apenas olhando; o jeito é se proteger.
A antena entregue e instalada conta com um gancho na ponta, auxilia na prevenção de acidentes cortando linhas de pipa reforçadas com cerol. A ferramenta se adapta a qualquer tipo de guidão e tem instalação rápida, sendo possível fechá-la ou baixá-la quando o motociclista quiser. A instalação da antena não é obrigatória por lei, mas serve como um cuidado a mais e proteção ao motociclista, podendo salvar vidas. As antenas foram obtidas por meio do Programa Vida no Trânsito.
CEROL PROIBIDO – Por meio da lei 20.264/20, o Estado do Paraná proibiu “a posse, o uso, a fabricação, a comercialização e o transporte da mistura de cola e vidro, popularmente conhecida como cerol ou linha chilena, bem como de qualquer outro produto que atribua efeito cortante aos fios utilizados na prática de empinar pipa”. Em situações assim, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para verificar o caso. A lei estadual prevê multa e destaca que, além desta, pode haver outras sanções, como as previstas na legislação penal.
MAIO AMARELO – O Maio Amarelo em Araucária terá uma programação para diferentes públicos. Nas terças-feiras (10, 17, 24 e 31/05), acontecerá Blitz Educativas, às 14 horas, em locais ainda a serem definidos. Em 09/05, haverá Ação Educativa, em conjunto com a Escola Pública de Trânsito do Detran/PR (Carreta do Detran), na Escola Municipal Professor Arlindo Milton Druszcz, no Jardim Arvoredo. Já no dia 11/05 ocorrerá uma Ação Educativa e emissão de credenciais no Centro Dia Idoso. Em 14/05, das 8h às 12h, na Praça da Bíblia, será a vez da Ação Educativa com a Empresa Via Dupla: “Pontos Cegos de uma Carreta”. A programação inclui ainda passeios ciclísticos todas as quartas (às 19 horas) com saída do Parque Cachoeira; palestras em escolas, unidade básica de saúde (Vila Angélica), empresas e na Usina Elétrica a Gás de Araucária (funcionários da Copel).

Foto – divulgação

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp