Um golpe que vem sendo aplicado há tempos está ganhando força em Araucária, após ter sido divulgado em um grupo de compra e venda no Facebook. Os estelionatários oferecem facilidades para quem busca a primeira habilitação para dirigir. Eles se apresentam como profissionais de centros de formação de condutores (CFCs) e oferecem a carteira nacional de habilitação (CNH) sem a necessidade de aulas e exames, etapas exigidas por lei. Ainda prometem que o condutor receberá a carteira em até 15 dias e que o processo é 100% seguro.
Para conquistar as vítimas, os golpistas ainda oferecem valores atrativos, que variam de R$ 1.000,00 para Categoria A, até R$ 2.100,00 para Categoria AE. Eles também enviam imagens que simulam o site oficial da instituição, com o documento sendo expedido. Eles utilizam a promessa de obtenção da carteira de motorista de forma ágil e fácil como isca para receber o dinheiro das vítimas.
A 73ª Ciretran Araucária alerta as pessoas sobre o golpe da CNH falsa que vem sendo divulgado em redes sociais, explicando que o Detran/PR desconhece esse tipo de anúncio. “É importante ressaltar que além de perder dinheiro com facilidades que não existem, quem cai no golpe é usado para obtenção de empréstimos e compras de bens, uma vez que os golpistas pedem o envio de números de documentos, assinaturas e até as digitais do candidato. Ao fornecer essas informações o usuário dá margem para outros golpes, além do aplicado para a CNH”, avisa a Ciretran.
Denúncias
Qualquer denúncia envolvendo a venda de Carteira Nacional de Habilitação pode ser feita ao Detran, através do 0800 643 7373, ou na Delegacia de Polícia de Araucária no 3641-6000.
Documentos extraviados
A 73ª Ciretran Araucária está chamando as pessoas que esqueceram documentos importantes na sua sede, localizada na rua Nelson Pereira de Souza, 239, bairro Fazenda Velha, para fazer a retirada. Elas deverão apresentar um documento com foto, que comprove sua identificação. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Confira se o seu nome está na lista.
Pessoas que esqueceram o RG: Anderson Thiago Rodrigues, Franciele Cristina de Lima, Joel Estevão da Silva, Joaquim Moraes, José Osmário Morais Junior, Lauro Bento Barboza, Pablo Andre Horny e Samia Traya Bueno. CNH: Roberto de Pedro, Leticia Santos de Lima, Valdemar Alves Pereira, Giovanny Vichenzio Perusselo, Vinicius Portela, Roberto Carlos Batista dos Santos Souza, João Climaco Batista de Souza e Marly Cordeiro. CPF: Clederson Luiz Ferreira de Cristo, Antônio de Paula e Samia Traya Bueno. CTPS: Gilmar Aparecido dos Santos. Cartão Transporte: Joaquim Machado e Analice Antunes Floriano. Cartão SUS: Jaime Almeida Porto e Noacir Mendes. CRV: Paulo de Araújo Cavalcante e Marcus Antônio Ferreira de Paula.
Joel Estevão da Silva esqueceu os seguintes documentos: CPF, Cartão SUS, Título de eleitor e Cartão de crédito.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1234 – 29/10/2020