Clínica Oral Unic Araucária esclarece dúvidas sobre implantes dentários | O Popular do Paraná
Compartilhe esta notícia:
O implante dentário é indicado para qualquer pessoa acima de 17 anos, e o procedimento é seguro e indolor. Foto: divulgação

O sorriso e a qualidade de vida andam juntos. Sorrir sem preocupações é uma das maiores liberdades que podemos ter na vida. Mas a falta de dentes pode tirar esse prazer de algumas pessoas. Ela pode ser provocada por diversos motivos, desde um acidente, fator etário e até a falta de higienização. Em todos os casos, o implante dentário está entre as principais opções para restaurar o sorriso. De acordo com dados do IBGE, cerca de 39 milhões de pessoas já implantaram um ou mais dentes no Brasil. Entretanto, ainda há muitos mitos sobre esse procedimento. O responsável pela clínica Oral Unic de Araucária, Dr. Robert Divino de Oliveira, esclarece alguns deles.

Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento é seguro e indolor. Com os avanços da tecnologia, as cirurgias se tornaram menos complexas e mais confortáveis para o paciente. De uma forma mais simples, após a anestesia o cirurgião dentista faz um pequeno corte na gengiva para colocar um pino de titânio no osso da arcada dentária, como se fosse uma raiz artificial. As próteses (dentes falsos) são fixadas nesses pinos de forma segura e com baixíssimo índice de complicações.

Os implantes dentários não são usados apenas por idosos. Esse é um dos principais mitos sobre os implantes. É fato que os idosos são os que mais usam próteses dentárias em virtude da idade. Com o passar dos anos, as pessoas têm mais dificuldade para higienizar os dentes corretamente e podem desenvolver mais cáries. Mas os jovens a partir dos 17 anos também podem implantar um dente. O Dr. Robert explica que a má escovação na infância pode resultar na perda precoce dos dentes. “Quando a gente é criança, temos o costume de não cuidar corretamente dos dentes, podendo causar a perda na infância. Em outros casos, um acidente pode fazer com que um dente se quebre ou caia. Então, os implantes podem ser feitos, independentemente da idade do paciente. O aconselhável é que o procedimento seja feito em pessoas com mais de 17 anos, quando a estrutura óssea já está formada”, afirma.

Outra dúvida frequente diz respeito à rejeição. Mas é importante explicar que o organismo não rejeita o implante. “Qualquer pós-operatório gera um cuidado maior na área do procedimento realizado, para controlar inchaços ou infecções. O implante de titânio, material que compõe os pinos fixados na arcada dentária, tem compatibilidade biológica com o tecido ósseo, então é super seguro e, seguindo as recomendações do dentista, a recuperação será tranquila”, explica o Dr. Robert.

Melhora a autoestima

Já foi comprovado que o ato de implantar um dente melhora a autoestima do paciente, porque vai muito além de uma solução estética. A falta de um ou mais dentes faz com que muitas pessoas se sintam desconfortáveis e tenham medo de sorrir. Com os implantes, o sorriso é restaurado e a confiança também, além de proporcionar mais conforto e segurança durante as refeições.

Também é imprescindível destacar que a qualidade dos equipamentos, somada à experiência do cirurgião dentista são essenciais para um bom resultado. Algumas clínicas oferecem o conceito all-in-one, que possibilita aos pacientes todos os tratamentos, com raio-x panorâmico e centro cirúrgico totalmente equipado. “Isso faz muita diferença e aumenta a segurança do procedimento. Além disso, o atendimento humanizado é outro fator que contribui para o sucesso da cirurgia”, finaliza o especialista da Oral Unic.

Serviço

A Oral Unic Araucária está localizada na avenida Victor do Amaral, 955, Centro, e os telefones são (41) 3607-0000 e (41) 99172-1700.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1247 – 04/02/2021

Compartilhe esta notícia:
, , , ,