Pesquisar
Close this search box.

Clubes de Desbravadores de Araucária marca­ram presença na 11ª edição do Campori

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Entre os dias 11 e 15 de outubro, os Clubes de Desbravadores de Araucária participaram da 11ª edição do Campori da Igreja Adventista, onde o tema foi “Filho do Rei”. O evento aconteceu na cidade de Santa Helena, no interior do Paraná, e contou com a presença de representantes dos três estados do sul do Brasil, além de 25 mil membros dos Clubes de Desbravadores.

Em Araucária existem 4 clubes de Desbravadores: Clube Araucárias, no Bela Vista; Clube Novo Amanhã, no Centro; Clube Orion, no Jardim Dalla Torre e o Clube Planalto, no Costeira. Ao todo, 200 crianças e adolescentes participaram do evento, sob a liderança do Lucas Mauricio, que é o Coordenador Regional da 6ª Região de Desbravadores, composta pelos municípios de Araucária e Contenda.

“O que mais me tocou neste Campori foi ver a alegria das crianças de estarem lá se divertindo e brincando. Elas receberam os troféus das atividades que executaram, foi muito gratificante pra mim”, relata o coordenador.

Os clubes araucarienses Novo Amanhã, Orion e Planalto, que compareceram no 11° Campori, foram convidados a participar do próximo Campori, o Sul-Americano. O evento possui esse nome, pois conta com 8 países da América do Sul, e acontecerá em 2027 no Parque do Peão, em São Paulo. A edição será dividida em dois dias e prevê um público de cerca de 90 mil pessoas em cada um deles.

11° Campori

O acampamento ofereceu inúmeras atividades que encantaram os jovens, incluindo concursos de oratória, música e conhecimentos bíblicos. Além disso, atividades esportivas e recreativas, como vôlei gigante, pebolim humano e desafios que testaram conhecimentos de nós e amarras, fizeram parte do cronograma.

As atividades recreativas ocorreram ao longo da semana em vários pontos do parque. No sábado, foi a vez dos concursos de oratória e do Bom de Bíblia. Os desbravadores participaram de etapas regionais, e os classificados disputaram a grande final no Campori. Em todos os concursos e atividades, os melhores classificados receberam troféus personalizados com a temática do evento, em reconhecimento às suas conquistas.

Segundo o pastor Aryel Marques, diretor geral de Desbravadores para o Sul do Brasil, o tema “Filho do Rei” representa três personagens: o Rei Salomão e as lições que podemos aprender com sua história; Jesus Cristo, o filho do Rei, que se sacrificou; e os próprios presentes que se colocam na mão de Deus assumindo a posição de filhos Dele. “Nosso sonho é que eles entendam que Deus é um Pai maravilhoso, apaixonado pelos seus filhos e que tem grandes planos para todos nós”, explica Marques.

Depois de um dia repleto de atividades, à noite o público se reunia na região central da área de acampamento para cultos que incluíam pregações, louvores, investiduras e encenações bíblicas. Todas as atrações destacavam a temática do encontro.

Do palco principal, o arqueólogo Rodrigo Silva ministrou uma aula ao ar livre para os 25 mil participantes, abordando a especialidade de arqueologia bíblica. Ele enfatizou que muitos achados arqueológicos corroboram para veracidade das narrativas bíblicas, destacando a importância do conhecimento nessa área para fortalecer e defender a fé com base na ciência.

Enquanto os músicos se apresentavam no palco principal, as 25 mil vozes da plateia se uniam, formando um grande coro. Os louvores foram conduzidos por Daniel Ludke, Sérgio Saas, Ministério Vox, Quarteto Athos, bem como pelos grupos Discípulos, Luz e Rimas e Novo Tom.

Cidade temporária

Para um acampamento de sucesso criou-se uma verdadeira cidade temporária, com prefeitos e governadores simbólicos, shopping center, restaurantes e um posto de saúde com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e psicólogos.

Os 643 Clubes de Desbravadores foram servidos com 8 toneladas de refeições diariamente. Até um shopping center com dezenas de lojas ofereceu produtos personalizados dos Desbravadores, tudo com o objetivo de proporcionar ao público a oportunidade de levar memórias do evento.

Além das atividades tradicionais dos Desbravadores, o evento contou com um Parque de Dinossauros com réplicas em tamanho real, que foram feitas exclusivamente para a 11ª edição do Campori.

Foto: Divulgação. Texto por: VICTORIA MALINOWSKI

Edição n.º 1387