Colégio Adventista Araucária completa 15 anos de fundação | O Popular do Paraná
Colégio Adventista Araucária  completa 15 anos de fundação

O ano de 2019 marca o aniversário de 15 anos do Colégio Adventista Araucária, instituição que, até aqui, tem cumprido a missão árdua e desafiadora de educar e preparar crianças e jovens, para um mundo cada vez mais competitivo. É uma trajetória de sucesso, que vem de anos de ensinamentos, proporcionando aos seus alunos, o desenvolvimento das suas faculdades físicas, intelectuais e espirituais. A história iniciada a partir de um projeto simples, concretizado dentro das possibilidades da época, com um espaço físico limitado e atendendo poucos alunos, em nada se assemelha à estrutura moderna de hoje. O crescimento chegou e, com ele, a necessidade de ampliação do espaço físico, do corpo docente e do número de alunos. No aspecto humanitário a instituição também se atualizou, para acompanhar as mudanças sociais e o perfil das novas gerações. Tarefa que também tem sido cumprida, através de ações e projetos que visam incentivar os alunos à pesquisa, exercitando suas capacidades de solucionar problemas reais.

Incentivo à pesquisa

Entre os projetos desenvolvidos pelo Colégio Adventista Araucária está o “Insignare”, que envolve alunos de todas as turmas, desde a educação infantil até o ensino médio, e tem como foco a formação de pesquisadores. A coordenadora pedagógica, Vitalina Macedo Ferreira, disse que “o projeto, que está no quarto ano de execução, contribui para a formação de cidadãos autores, autônomos, criativos e críticos, preparando-os, dessa forma, para uma sociedade mais moderna e exigente”.

O tema deste ano é o “Renascimento”, movimento cultural econômico e político, que surgiu na Itália, no século XVII, influenciando toda a Europa. Dentre os assuntos explorados estão as grandes navegações, a arquitetura e a arte renascentista, a literatura, a língua, o desenvolvimento matemático e a química, sempre a partir de uma perspectiva criacionista. Cada turma trabalha o tema com trabalhos condizentes com a sua faixa etária, por exemplo, crianças dos anos iniciais produzem pequenos textos com ilustrações, enquanto os anos finais confeccionam cartazes e o ensino médio produz documentários.

O encerramento anual do projeto acontece em dois momentos: primeiro em uma Mostra Científica realizada nas dependências do colégio, onde os trabalhos confeccionados pelos alunos são expostos para toda a comunidade escolar. O segundo é o Congresso dos Colégios Adventistas da região, que nesta edição acontece nesta quinta-feira, 24 de outubro, no Colégio Adventista do Portão, em Curitiba. Na ocasião, o colégio de Araucária também fará o lançamento e noite de autógrafos do livro “Renascidos para a eternidade”, que foi produzido a partir dos trabalhos dos estudantes.

Conheça um pouco sobre a história do colégio

No ano de 2003, nascia o sonho de construir uma Escola Adventista em Araucária, que ficaria nas dependências da Igreja Adventista do 7º Dia Central. Assim, no dia 1º de dezembro de 2003 o sonho começou a concretizar-se, no entanto, o colégio passou a funcionar no dia 9 de fevereiro de 2004, com 20 alunos matriculados. E a cada ano, a escola foi crescendo, e os alunos foram aumentando. A procura e o crescimento foram tão grandes, que veio a necessidade de buscar um novo espaço. Dos 20 alunos lá do começo, já eram 237 em 2015. Então, após muita oração, e pedindo a orientação de Deus, o colégio adquiriu um terreno para a construção de uma nova sede.

Em 2015 teve início a construção do novo prédio, e o ano letivo de 2016 já estreou as novas instalações, com praticamente o dobro de alunos do ano anterior. Atualmente o Colégio Adventista Araucária está localizado na rua São Vicente de Paulo, 465 – Centro, e conta com 900 alunos. “O crescimento continua e a meta é ultrapassar mil estudantes no ano de 2020, com a abertura do Ensino Médio. Com as bênçãos de Deus, a Escola está em constante crescimento e pode afirmar, com certeza, que até aqui nos ajudou o Senhor”, comemora a equipe de colaboradores da instituição.

Matrículas

As matrículas para o ano de 2020 no Colégio Adventista de Araucária estão a todo vapor, e já existem turmas onde as vagas para o próximo ano letivo se esgotaram. “O convite está feito, visite a unidade e saiba muito mais sobre a proposta pedagógica, e aventuras como o Intercâmbio Linguístico e Cultural, que nossos estudantes podem participar. Matricule seu (a) filho(a) na educação adventista e tenha a certeza que ele (a) irá muito além do ensino”, convida a equipe de educadores do Colégio.

Texto: Maurenn Bernardo

Fotos: Marco Charneski e divulgação

Publicado na edição 1186 – 24/10/2019

Compartilhe esta notícia: