Araucária PR, , 19°C

Imagem de destaque - Coluna SMED: O recesso escolar – momento de construção de memórias afetivas
Foto: Divulgação

Encerra-se o 1º semestre e nada mais justo do que professores, crianças e estudantes aproveitarem a oportunidade, oferecida pelo recesso escolar, para reabastecer corpo e mente.

Durante o período do recesso destaca-se a importância do tempo destinado às crianças para a convivência familiar, social e comunitária, preservando seu constante desenvolvimento psíquico e físico.

Nestes dias também é válido que os pais ou responsáveis reforcem alguns cuidados com relação ao excesso de tempo vago para as crianças. Cuidados com a alimentação, horários de dormir e acordar, exposição excessiva a aparelhos eletrônicos são alguns dos hábitos que devem ser observados e monitorados.

Ressalta-se ainda que, no período do recesso escolar, deve-se manter a atenção com a saúde, sugere-se então, a manutenção/colocação da carteira de vacinação em dia.

Vale lembrar que o recesso não é só para as crianças e estudantes. Os profissionais também entram em recesso!

Este momento, para os profissionais, deve ser considerado como um momento de descanso que lhes permite cuidar de sua saúde mental, o que ajuda a recarregar as energias antes do início do segundo semestre.

O período do recesso auxilia no alívio das preocupações da vida cotidiana, por esse motivo, ter esse tempo é essencial para a manutenção constante da saúde mental e física, trazendo outros benefícios, como o aumento da criatividade, a expansão de novas ideias, promovendo consequentemente, o aumento da produtividade.

Comunidade escolar a hora é esta! Curta pequenos prazeres e viva-os intensamente: Tire uma soneca. Curta um bom filme. Entre em contato com a natureza. Programe um passeio com a família. Faça aquele exercício físico que tanto gosta. Mergulhe na leitura de um livro. Encontre aquele (a) bom (a) amigo (a) que não vê há tempos. Descanse!

Edição n.º 1422

Leia outras notícias