Como evitar a recuperação escolar

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Ficar de recuperação é algo que costuma trazer muita aflição para os estudantes. Com o final do ano se aproximando, essa angústia se torna ainda maior. A boa notícia é que ainda dá tempo de recuperar e conseguir boas notas para passar de ano.
Primeiramente, para evitar essa situação, é preciso adotar uma rotina de estudos durante o ano todo. Esse hábito evita que haja um acúmulo excessivo de matérias ao final de um trimestre. A dica é começar pelos pequenos resumos das aulas do dia, orienta a coordenadora de Ensino Fundamental do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos.
Se a recuperação for inevitável, o melhor é realizar provas e exercícios da disciplina novamente, anotando as dificuldades. Com esse direcionamento, os professores podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre o assunto de forma mais assertiva. O apoio e acompanhamento dos pais também é essencial. Esse momento é uma chance de recuperar algum ponto que tenha ficado para trás e superar dificuldades.
Confira 3 dicas de
como evitar a
recuperação escolar:

  1. Tenha tempo para
    estudar
    Estudar com tranquilidade é importante para reter o conteúdo. Por isso, evite estudar em cima da hora para uma prova. Repassar o conteúdo com tempo também ajuda a trazer mais tranquilidade para conseguir boas notas.
  2. Mantenha uma
    rotina de estudos
    É melhor estudar um pouquinho a cada dia do que precisar repassar muito conteúdo de uma vez só. Para isso, escolha um cronograma de estudos e estabeleça metas possíveis de serem alcançadas.
  3. Estudo de formas
    variadas
    Estudar não precisa ser algo chato. Existem várias técnicas que podem ajudar a tornar esse momento menos entediante e estressante. É claro que os livros e materiais didáticos ainda são essenciais, mas o estudo pode ser complementado por conteúdos em podcasts, vídeos, filmes e séries.
Como evitar a recuperação escolar
Como evitar a recuperação escolar 1
Compartilhar
PUBLICIDADE