Conferência discute propostas para a área da Saúde

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conferência discute propostas para a área da Saúde
Pouco mais de cem pessoas participaram do início da Conferência

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (Comusar) realizaram no sábado, 12 de abril, a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Do encontro saíram propostas que integrarão o plano municipal para a área neste ano e no próximo. Além disso, também foram escolhidos ali os novos conselheiros titulares e suplentes do Comusar.

O evento aconteceu nas dependências da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres e foi aberto com uma palestra do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Marco Antonio Souza. Na oportunidade, ele falou sobre controle social, fiscalização e função dos conselheiros municipais. Em seguida, técnicos da SMSA fizeram uma apresentação sobre como estão divididos os serviços de saúde no Município e como está sendo gasto o orçamento da pasta neste ano. Também foi divulgado aos presentes a intenção da Prefeitura de reorganizar o sistema municipal de saúde, com um melhor aproveitamento dos recursos humanos e estruturais da pasta, de modo a melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população.

Terminada essa fase, os participantes da conferência foram divididos em quatro grupos de trabalho, os quais discutiram as propostas apresentadas nas conferências locais, que foram realizadas ao longo do mês de março nos centros de saúde do Município. Como sempre, as reivindicações trazidas pelos usuários foram as mais diversas possíveis, sendo que muitas delas sequer tinham relação com a área da saúde. Houve, por exemplo, o pedido de reativação do módulo da Guarda Municipal do jardim Tupy, bem como a construção de uma área de lazer para o bairro e até um barracão com piscina aquecida. Todas as propostas apresentadas nos quatro grupos de trabalho foram discutidas na plenária final do encontro, que decidiu pela inclusão ou não dos apontamentos na carta final do evento.

Conselheiros
No período da tarde as discussões se concentraram na escolha dos novos conselheiros de saúde, que assumirão seus postos no próximo dia 29 de abril. Ao contrário de outros anos, quando o mandato era de dois anos, os eleitos no sábado ficarão no cargo por apenas um ano. Isto porque, em 2015, haverá nova conferência municipal, a qual coincidirá com as etapas estadual e nacional do encontro. Nessa ocasião, novos conselheiros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE