Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Sem traumas

Ao contrário do que inicialmente se esperava, dirigentes dos sindicatos que representam o funcionalismo municipal não apareceram na Câmara para manifestarem sua contrariedade em relação à colocação em votação do projeto de lei que cria o Regime de Previdência Complementar (RPC) no Município. Deste modo, o texto, uma imposição legal trazida pela Reforma da Previdência de 2019, foi analisado, votado e aprovado por unanimidade, sem traumas.

Pipódromos

Por unanimidade, os vereadores de Araucária aprovaram na sessão plenária desta terça-feira, 9 de novembro, um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a criar “pipódromos”.

De quem foi a ideia?

De autoria dos vereadores Eduardo Castilhos (PL) e Vilson Cordeiro (PSL), esse pipódromos seriam espaços específicos para a “prática de atividade esportiva, artística e de lazer de soltar pipa”, explica trecho do projeto.

Justificativa

Na justificativa que embasou a necessidade de proposição do projeto, Castilhos e Grilo dizem que a criação desses espaços propiciará “um local específico e seguro de lazer destinado à população do nosso Município que se utiliza da prática de soltar pipas”. Eles ainda acrescentam que os “pipódromos” incentivarão a soltura de pipas, estimulando que crianças, adolescentes, jovens e adultos pratiquem a brincadeira. “Sabemos que a pipa é um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até mesmo adultos, porém, não há no Município de Araucária uma área apropriada para a prática desta atividade. Os “pipeiros”, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta-tensão, ruas e avenidas justamente por não haver um local adequado”, escreveram.

Perigo

Os vereadores ainda argumentaram que em razão da falta de um espaço adequado, muitas pessoas se arriscam subindo em lajes e telhados “correndo grande risco de quedas e lesões”, tudo para soltar pipa. “Por isso, a proposição apresentada é de extrema importância para suprir a falta de espaço apropriado para soltar pipas, visando também, a prevenção de acidentes em nosso Município”, finalizaram.

Próxima etapa

Aprovado em primeira análise, o projeto precisa agora ter sua redação referendada em nova votação pelo plenário da Câmara. Após, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania).

De mudança

Um dos promotores de justiça com trabalho mais longevo em Araucária deixou a cidade na semana passada. Josilmar de Souza Oliveira, que era titular da 1ª Promotoria, com atuação na seara criminal, atuou por estas bandas por nove anos. Josilmar atuará agora no Fórum Descentralizado do Boqueirão, em Curitiba.

Substituto

Por enquanto ainda não se sabe quem será o substituto de Josilmar. Interinamente, a 1ª Promotoria vem sendo tocada pela promotora de justiça Karinne Romani. A tendência é que o novo titular, que pode ser a própria Karinne, seja conhecido na próxima semana.

Sábado

Está marcado para este sábado, 13 de novembro, a passagem de bastão no Hospital Municipal de Araucária (HMA). Sai a Liga Paranaense de Combate ao Câncer e entra a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, que venceu o processo seletivo para administrar o HMA pelos próximos doze meses.

Tranquila

Ao contrário de outras trocas de comando na gestão do HMA, esta aparentemente ocorre dentro da normalidade. Pelo menos por enquanto não há relatos de funcionários e médicos prestadores de serviços que tenham levado calote da mantenedora ou algo assim. Mas, em se tratando de HMA, nunca é bom comemorar de véspera.

Reclamações

A mesma tranquilidade, no entanto, não tem sido vista quando o assunto é a prestação do serviço aos pacientes que procuram o HMA em busca de atendimento. Ao longo das últimas semanas as reclamações de demora no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e na realização de exames agendados têm sido muitas.

Novidade

A Sharp Transportes, que está operando as linhas do lote Norte do TRIAR, deve receber até o dia 15 de dezembro mais cinco ônibus zero quilômetro. Eles estão sendo encarroçados na CAIO, em São Paulo.

Mais 22

Além desses cinco novos ônibus, a Sharp também já adquiriu outros 22 veículos zero quilômetro. Eles estão sendo encarroçados na COMIL, no Rio Grande do Sul, e devem estar à disposição dos usuários do TRIAR a partir de janeiro de 2022.

Toda nova

Com essas novas aquisições, a Sharp terá toda a sua frota operante composta de veículos novos. Sete desses veículos já estão circulando, outros cinco chegam em dezembro, outros 22 a partir de janeiro e, para completar, a empresa já mandou adaptar seis carros que eram novos, mas que tinham apenas duas portas e agora estão ganhando a terceira, de modo a atender as necessidades do sistema TRIAR.

Extraordinária

A Câmara realiza nesta quinta-feira, 11 de novembro, uma sessão extraordinária. Os trabalhos terão início às 15h. Em pauta a segunda votação do projeto de lei que institui o Regime de Previdência Complementar para servidores municipais.

Vaquinha

Personagem muito conhecido no meio político, João Carlos Druszcz, o Casca, está precisando de ajuda. Ele, que já foi candidato a vereador e tocava o Casca’s Pub’s Bar, necessita ser submetido a uma cirurgia bariátrica. Para isso, seus amigos e familiares estão organizando uma vaquinha para arrecadar o dinheiro para custeio do procedimento.

R$ 18 mil

A meta da vaquinha do Casca é arrecadar R$ 18 mil, que seria o custo do procedimento e despesas complementares. As doações podem ser feitas por PIX. No Banco PAN a chave é o número de celular 41991364719. Já no Banco Itaú a chave PIX é o CPF de número 94018685904.

Prestação de contas

A família de Casca informou ainda que fará a prestação de contas semanal daquilo que foi arrecadado e como foi gasto por meio do perfil pessoal do próprio Casca no Facebook.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1287 – 11/11/2021

VEJA TAMBÉM