Meio parado

O cenário político araucariense segue razoavelmente parado neste início de 2022 e assim deve continuar ao longo das próximas semanas.

Expectativa

Com o meio político dando aquela hibernada natural de início de ano, o que não falta é gente conjecturando o que podemos esperar para as eleições gerais de 2.022. Quantos candidatos a deputado com o selo de “candidato local” teremos. Que políticos “estrangeiros” aparecerão por aqui dizendo que sempre lutaram por Araucária. Quem as lideranças municipais apoiarão e assim por diante.

Candidatos

E dentro desta linha de candidaturas locais, vários nomes estão sendo especulados para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados. Ainda é cedo para cravar se alguma delas obterá êxito. Mas não é cedo para dizer que quem concorrer terá muita dificuldade para se viabilizar.

Rosane Ferreira

Uma das que deve ser candidata em 2022 é Rosane Ferreira (PV). Comenta-se que ela deve tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PV do Paraná. Caso confirme a candidatura, será interessante acompanharmos como a população recepcionará Rosane após ela ter ganho e renunciado ao mandato de vereadora por Araucária com apenas seis meses de legislatura.

Leandro da Academia

Outro que deve voltar a tentar uma candidatura é Leandro da Academia. Filiado ao AGORA, antigo PTC, será sua segunda incursão na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Valter Fernandes

Quem também teria manifestado interesse em concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa é o vereador Valter Fernandes. Grande surpresa entre os eleitos vereadores em 2020 ele está filiado ao Cidadania. Se a candidatura vai vingar não se sabe, mas historicamente na política araucariense quem seguiu a trilha pretendida pelo professor não perdurou na vida pública.

Exemplos

Entre os exemplos mais recentes estão o próprio Leandro da Academia e Alexandre Jacinto, o Xandão. Ambos se elegeram vereadores em 2016, foram candidatos a deputado em 2018 e não obtiveram êxito na campanha municipal seguinte.

Amanda Nassar

Depois de não conseguir a reeleição em 2020, o nome da ex-vereadora Amanda Nassar era dado como certo como candidata a deputada estadual neste ano. Como em política tudo muda, o cenário hoje é outro. Afinal, o grupo de Amanda perdeu o comando do PSL (que nem PSL é mais).

Tatiana Nogueira

Candidata a vice-prefeita na chapa de Albanor José Ferreira Gomes (Podemos) em 2020, o nome de Tatiana Nogueira sempre é apontado como o de uma possível candidata a deputada. Longe do dia a dia da política, porém, hoje ninguém aposta suas fichas que ela embarque mesmo nessa canoa.

Nilton Campos

O sindicalista se filiou ao PT, que referendou sua chegada ao partido, e anda bem-disposto a ser candidato a deputado estadual. A expectativa agora é por saber se ele conseguirá se viabilizar.

Janela partidária

Outro ponto que é preciso ficar atento é quanto à chamada janela partidária, aquele período em que políticos com mandatos podem mudar de partido sem o risco de perderem seus mandatos. Pelo calendário eleitoral, ela se inicia em 3 de março e se encerra em 1º de abril. A redação trazida pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), no entanto, é explícita ao dizer que essa justa causa vale apenas para detentores de cargo de deputado federal, estadual ou distrital que pretendam concorrer a eleição majoritária ou proporcional. Ou seja, pelo menos em tese, vereador – caso mude de legenda agora em março – pode sim perder o mandato por infidelidade partidária.

Delegados

E por falar em eleição, o Cidadania realizará nas próximas semanas seu congresso nacional para nortear como o partido se comportará nas eleições presidenciais deste ano. E pela primeira vez na história da legenda, Araucária terá três delegados participando dessa construção nacional. Membros do diretório municipal do Cidadania, os secretários municipais de Governo e Planejamento, Genildo Carvalho e Samuel Almeida da Silva, respectivamente, bem como o procurador-geral Simon de Quadros, são também delegados nacionais com direito a voto nesse encontro.

Shangri-lá

A Prefeitura avançou mais uma etapa para definição da empresa que executará a obra de pavimentação de ruas do jardim Shangri-lá. A vencedora do certame foi a GSB Construtora Ltda., que se dispôs a realizar o serviço por R$ 6.024.952,33.

Ruas

Nesse pacote de obras estão incluídas as ruas Xingu, Paraíba, Londrina e, principalmente, toda a rua Capivari. Esta última, como se sabe, é a via que concentra boa parte do comércio da região e já há algum tempo precisava ser completamente revitalizada. É isto o que acontecerá agora. Ao todo, são pouco mais de 2 quilômetros de ruas pavimentadas, as quais consumirão algo em torno de 17.500 metros quadrados de asfalto definitivo.

Recursos

A licitação do conjunto de ruas do Shangri-lá está agora na chamada fase de recursos a proposta de preços e se tudo seguir o curso natural é bem possível que os trabalhos no local sejam iniciados até o final do próximo mês ou ao longo de março.

Batida

Um acidente registrado na madruga de sexta-feira para sábado, 15 de janeiro, no cruzamento da Heitor Alves Guimarães com Avenida Victor do Amaral, região central de Araucária, chamou a atenção de quem passava pelo local. Isto porque um dos carros envolvidos no sinistro era um Audi e, não adianta, falou em Audi por estas bandas, todo mundo já sabe qual o primeiro nome que vem à cabeça. Ao que se se sabe, o veículo acabou batendo num motoqueiro, que teve ferimentos leves e precisou ser socorrido

Ex-primeira-dama

O Audi em questão era dirigido pela ex-primeira-dama Cristiane Martins. Logo após a batida, os agentes de trânsito que atenderam a ocorrência teriam pedido para que ela se submetesse ao teste do bafômetro. Ela não concordou, foi autuada nos termos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece como infração gravíssima não se submeter ao teste. Destruído, o Audi ficou sem condições de dirigibilidade e teve que ser guinchado. O motoqueiro foi atendido pelos socorristas e, ao que se sabe, passa bem.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1295 – 20/01/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

NOTAS POLÍTICAS

Rubens em Araucária O deputado federal Rubens Bueno e presidente estadual do Cidadania esteve em Araucária nesta segunda-feira, 4 de abril. A visita dele já

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp