Confira as Notas Políticas desta semana de 23 de setembro

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nome limpo

Após finalmente ter conseguido aprovar o projeto de lei adequando o percentual de contribuição previdenciária dos servidores públicos municipais de 11% para 14% dos seus salários, o Município de Araucária voltou a ter o nome limpo junto ao INSS. Como se sabe, a reforma da previdência aprovada pelo Governo Federal em 2019 exigia que municípios com regimes próprios apontando déficit atuarial fizessem esse incremento para 14%. Araucária enrolou, a Câmara chegou a não aprovar o projeto enviado pela Prefeitura em 2020 e, com isso, acabou indo parar no “SEPROC” da Previdência, o que a impedia de celebrar convênios e contratos de financiamentos com outros órgãos. Agora, com o problema resolvido, a Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) foi emitida no último dia 17 de setembro.

Beneficiados

E, com a CRP mostrando que a cidade está com o nome limpo, já nos próximos dias a Prefeitura deve assinar o contrato para liberação de financiamento para contratação de três grandes obras de pavimentação para várias ruas dos jardins São Francisco, Shangri-lá e Sabiá. As três obras devem receber investimentos da ordem de R$ 50 milhões.

Licitação

A Câmara de Vereadores concluiu a primeira fase da licitação para escolha da empreiteira que realizará as obras de reforma e ampliação de sua sede. Nessa etapa, as empresas apresentam uma série de documentos na tentativa de comprovar que reúnem as condições técnicas para executar a obra. Quatro interessadas apareceram, sendo que três foram consideradas habilitadas: Oros Engenharia Ltda., Milano Engenharia Eireli EPP e Esquadra Engenharia e Construções Ltda. Nos próximos dias a comissão responsável pela concorrência marcará uma nova sessão para abertura dos envelopes em que estão os preços a que se dispõem realizar o serviço. O máximo que a Câmara está disposta a pagar pela obra é R$ 6.256.958,06.

Mais uma

A sessão plenária da Câmara desta semana foi movimentada. Não necessariamente pelo teor das matérias em votação e sim pelos discursos dos vereadores, que volta e meia tem se cutucado.

Round 1

O primeiro momento de estresse foi entre Aparecido da Reciclagem (PDT) e o presidente Celso Nicácio (PSD). Confuso, Aparecido iniciou dizendo que sabe de tudo o que anda acontecendo pela cidade com relação a regularização de áreas de ocupação irregular. Chegou a elogiar o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) por essa boa intenção. Depois, do nada, começou a dizer que os processos em tramitação para regularizar as áreas não geram a satisfação dos moradores dessas regiões porque são só processos “e que os moradores querem a regularização e não processo”. Ou seja, aparentemente, Aparecido acredita que a regularização acontecerá por meio de um passe de mágica e não que será justamente o resultado de um processo. Ah, a fala estava tão confusa que até Nicácio perdeu a paciência, dizendo que não entende Aparecido e insinuando que ele, na prática não parece querer a regularização dessas áreas. Pronto, o bate-boca se instaurou e a conversa que já estava “sem pé nem cabeça” ficou indecifrável.

Round 2

Posteriormente, em nova discussão, foi a vez de Eduardo Castilhos (PL) e Nicácio trocarem umas farpas. Isto porque o primeiro teria insinuado que houve uma reunião para a qual ele não foi convidado para discutir uma emenda aquele projeto de lei da contribuição previdenciária dos servidores. Sim, eles voltaram a falar sobre o projeto aprovado há duas semanas já. A fala de Castilhos não agradou Nicácio, que lembrou que, além de vereador, Eduardo era pastor e que não deveria mentir. Sim, a conversa foi aleatória mesmo, não tentem entender os argumentos, apenas os imaginem. Eduardo não gostou do comentário e disse que não era mentiroso. Novo bate-boca e, pouco depois, assim como começou, a conversa terminou. Sem vencedores, sem perdedores.

Visitas

Já de olho nas eleições do ano que vem, um seleto grupo de deputados visitou Araucária nesta terça-feira, 21 de setembro. Na comitiva estavam nada mais nada menos do que o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), os deputados estaduais Alexandre Curi (PSB) e Fernando Francischini (PSL), o deputado federal Stephanes Junior (PSD) e o chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD). Todos vieram para um bate-papo com o prefeito Hissam Hussein Dehaini. Do encontro também participaram diversos vereadores e secretários municipais. Diretamente, pouco se falou sobre política. Indiretamente, porém, muito se falou sobre política.

Candidaturas

Os parlamentares que estiveram em Araucária nesta terça-feira são hoje alguns dos mais influentes políticos que habitam a Praça Nossa Senhora de Salete, em Curitiba. Todos pertencentes à base de apoio do governador Ratinho Junior (PSD), eles serão candidatos nas eleições de 2022. Alguns aos mesmos cargos, outros vislumbram postos mais difíceis, mas todos desejam fazer uma boa votação em Araucária e, no entendimento deles, não se faz boa votação por essas bandas sem estar alinhado a Hissam.

Filiados

Na última edição desta Coluna, trouxemos a informação de que o número de servidores da ativa filiados ao Sindicato dos Professores (Sismmar) é de 776 professores de um total de quase 1.700 que integram o magistério municipal, o que corresponde a cerca de 40% do total de educadores que está na ativa. Faltou informar, no entanto, o número de aposentados que integram as fileiras do sindicato. A assessoria de comunicação do Sismmar solicitou que acrescentássemos esse dado. De acordo com informações levantadas junto ao Fundo de Previdência Municipal de Araucária (FPMA) são 445 educadores que, mesmo após a aposentadoria permanecem filiados. O dado é importante porque essas pessoas podem integrar as chapas que concorrerão ao comando do Sismmar, que está com processo eleitoral aberto, com prazo de inscrição se encerrando nesta sexta-feira, 24 de setembro. Da mesma forma, também podem votar na eleição marcada para os dias 26, 27 e 28 de outubro. Todas as regras do processo eleitoral estão disponíveis no site do Sismmar.

Números

Atualmente, segundo dados do portal da transparência do FPMA, são 756 professores e pedagogos aposentados. Logo, 58,86% dos profissionais do magistério que já penduraram as chuteiras permanecem na vida sindical. O percentual, sempre é bom deixar registrado, pode variar, já que existem aqueles profissionais que são aposentados em dois padrões e mantém (obviamente) uma única filiação.

PRTB

E nos preparativos para as eleições do ano que vem, outro partido deve ganhar nova comissão provisória municipal nos próximos dias. É o PRTB. A legenda passará a ser presidida em Araucária por Marcos Antônio Rodrigues. A vice-presidência ficará a cargo de José Luiz Alves Macedo. Também farão parte da direção Vanderlei José de Souza (secretário), Edelvina Terezinha de Lima Macedo (tesoureira) e Luciano de Oliveira da Luz (vogal).

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1280 – 23/09/2021

Compartilhar
PUBLICIDADE