Confira as Notas Políticas desta semana de 25 de novembro

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Viaturas

O prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) anda revendo a ideia de locar viaturas para a Guarda Municipal de Araucária. Em contas recentes que andou fazendo constatou que talvez seja melhor comprá-las.

30 carros

Hissam, inclusive, já teria solicitado a suspensão de um processo licitatório em andamento para locação de viaturas e solicitado que seja iniciado um procedimento para aquisição de trinta novos automóveis, do tipo SUV, para a GM.

Contas

Nas contas do prefeito, mesmo considerando que a vida útil de uma viatura é baixa, já que elas rodam constantemente, ainda vale a pena comprá-las do que locá-las.

Concluída

Em audiência pública realizada na última sexta-feira, 19 de novembro, a comissão especial de acompanhamento as ações de enfrentamento ao coronavírus concluiu seus trabalhos. Instaurada pela Câmara no início do ano, o grupo monitorou o trabalho desenvolvido pelas várias secretarias municipais para tentar fazer frente à pandemia. Na sexta-feira, representantes de algumas dessas secretarias fizeram um apanhado de como foi o combate ao vírus em suas áreas de atuação. Os edis que integraram a comissão também aproveitaram o encontro para recuperar um pouco das ações que desenvolveram ao longo deste período todo.

Com o eleitor

Como sempre acontece em ano pré-eleitoral, o que não tem faltado em Araucária é visita de político de tudo quanto é canto do Paraná. Por aqui, eles andam a tiracolo com essa ou aquela liderança que, sabe-se lá por quais razões, anda prometendo votos pro sujeito numa eventual candidatura. O roteiro, como destacado no início desta nota, não é diferente do que já vimos. Da mesma forma, o final não tende a ser diferente: vai ter quem não vai conseguir entregar o que anda prometendo. Isto porque o pessoal anda dizendo que tem aquilo que não tem: o voto do eleitor, que – como o próprio nome diz – é do eleitor. Só dele.

Natal

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) abriu licitação para contratação de uma empresa que ficará responsável pela iluminação de Natal da cidade. O certame tem custo máximo de cerca de R$ 500 mil. Serão instaladas treze estruturas de árvores de Natal iluminadas e outros 848 enfeites nos postes de energia elétrica. A definição da empresa vencedora da concorrência deve ocorrer no próximo dia 1º de dezembro.

Não rolou

No final das contas, as ações de Natal da Prefeitura não serão tão empolgantes como poderiam ter sido. A programação pensada era bem mais extensa, porém a Secretaria de Urbanismo, responsável por coordenar a contratação, não conseguiu viabilizá-las em tempo hábil.

Benemérito

A Câmara de Vereadores concluiu a votação do projeto de lei que concede o título de cidadão benemérito do Município ao ex-prefeito Rogério Kampa. A honraria é a máxima que pode ser concedida pelo Poder Legislativo a uma pessoa nascida em Araucária.

Unanimidade

A concessão do título de cidadão benemérito foi uma iniciativa do vereador Irineu Cantador (PSD) e recebeu o apoio de todos os demais vereadores da Casa. Agora, num evento ainda a ser marcado, a Casa convidará Rogério para receber a homenagem em sessão solene.

Educadores sociais

A Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que cria 40 novas gratificações específicas para quem ocupa o cargo de educador social na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Cada uma delas remunerará com R$ 534,60 seus destinatários.

24 horas

O objetivo dessas gratificações é remunerar com um valor extra aqueles profissionais que atuam em serviços da Secretaria de Assistência Social que funcionam 24 horas por dia, como as casas de acolhimento, onde estão acolhidas crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados por suas famílias, e também a Casa da Cidadania, serviço voltado a dar um pouco de dignidade às pessoas em situação de rua do nosso Município.

Necessário

Importante o projeto de lei que cria a gratificação específica para esses profissionais que atuam em serviços da assistência social de alta complexidade. Isto porque estamos falando de áreas que simplesmente não podem fechar suas portas e que demandam atenção diuturna de quem lá trabalha. Justamente por isso, não raramente, não é das tarefas mais fáceis encontrar trabalhadores dispostos a serem lotados nesses departamentos. Logo, embora os servidores que atuem nesses setores tenham um pouco de vocação para a causa, a gratificação é mais um atrativo.

Aprovado

A Câmara de Vereadores aprovou na última terça-feira, 23 de novembro, o projeto de lei de iniciativa do vereador Irineu Cantador (PSD) em parceria com o vereador Ben Hur Custódio de Oliveira (Cidadania) que autoriza a Prefeitura a distribuir absorventes higiênicos a mulheres adolescentes e adultas em situação de vulnerabilidade social. O texto agora precisa ser submetido a uma segunda análise pela Casa. Após, segue para sanção ou veto do prefeito Hissam.

Interpretação

A distribuição de absorventes para mulheres adolescentes e adultas foi alvo recentemente de discussão em todo o Brasil. Isto porque o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou um projeto de lei do Congresso Nacional nesse sentido. Justamente por isso o vereador Irineu Cantador pontuou na última sessão da Câmara que, talvez, Hissam tenha que vetar sua proposta em razão de um eventual vício de constitucionalidade. A tendência, porém, não é essa, já que a proposta local é autorizativa. Ou seja, é como se ela se antecipasse a uma necessidade de que o Poder Executivo entenda existir em nossa cidade. Logo, é bem possível que o prefeito sancione sim a lei.

Cubas na especializada

Dois promotores com passagens contundentes pelo GAECO são os novos titulares das promotorias responsáveis pelas denúncias de crimes eleitorais em Araucária e região: Felipe Lamarão de Paula Soares e Fernando Cubas César. Este último, aliás, tem bastante conhecimento sobre o dia a dia araucariense. Tido como linha dura e vasculhador, ele atuou na operação Sinecuras, que chacoalhou boa parte do então Olimpo político de Araucária. Há quem diga que, com ele lotado por lá, casos locais que pareciam adormecidos voltem a ser acordados.

Texto: Waldiclei Braboza

Publicado na edição 1289 – 25/11/2021

Compartilhar
PUBLICIDADE