Conselho Municipal parabeniza idosos pela passagem do seu dia: 1º de outubro!

Foto tirada em maios de 2020. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Conselho Municipal parabeniza idosos pela passagem do seu dia: 1º de outubro!
Foto: Everson Santos

Nesta quinta-feira, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Idoso, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Araucária (CMDPI) parabeniza a todos os integrantes da Melhor Idade. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e marca a promulgação do Estatuto do Idoso, que em seu texto trouxe avanços na legislação, para a garantia de direitos assegurados às pessoas idosas. Deste modo, o CMDPI destaca a importância de que não somente, mas em especial este dia, seja comemorado com mais respeito e compromisso de toda a sociedade para com os idosos.

De acordo com o Conselho, o Estado e a sociedade têm o dever de promover a proteção à vida e à saúde da pessoa idosa, e os conselhos são órgãos colegiados, cuja composição e competência são determinadas pela lei que os instituiu. “Uma das suas principais competências é proporcionar um amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações na defesa dos direitos da Terceira Idade, mediante a efetivação de políticas sociais públicas, que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”, explica.

O CMDPI destaca ainda que o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção é um dever social. Assim, ciente dos nossos compromissos e das responsabilidades do Poder Público, devemos celebrar este dia zelando pelos direitos, cuidados, respeito e gentileza, como todo idoso merece. “Vamos celebrar este dia com esperança e alegria, pois envelhecer é uma característica humana que deve ser entendida como parte integrante e fundamental no curso da vida de cada indivíduo. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Vamos comemorar a vida longa dos idosos, que com suas experiências de vida, iluminam nossas ações no presente e projetam um futuro mais promissor e feliz. Obrigado por sua presença de vida”, parabeniza a entidade.

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE