Contran determina mudanças para obtenção da Habilitação

As 5 aulas no simulador de direção passam a ser obrigatórias
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
As 5 aulas no simulador de direção passam a ser obrigatórias
As 5 aulas no simulador de direção passam a ser obrigatórias

Conforme a Resolução nº 543/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de 1º de janeiro de 2017, todos os alunos que buscam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, deverão fazer aulas práticas em simuladores de direção veicular. Ou seja, das 25 aulas práticas obrigatórias, as 5 primeiras deverão ser realizadas no simulador, sendo que cada aula dura 50 miunutos.
Diante disso, as autoescolas tiveram que se adequar a essa necessidade de oferecer aos alunos as aulas na ferramenta que custa cerca de R$ 45 mil e, além disso, oferecer treinamento específico aos seus instrutores para que possam utilizar o equipamento. Porém, não há a obrigatoriedade de que as autoescolas comprem o simulador. Existe a possibilidade de comodato ou, até mesmo, compartilhamento do equipamento entre vários Centros de Formação de Condutores.
Além da vantagem de contribuir com a missão de preparar melhor e com mais segurança os novos condutores, o equipamento representa economia para as autoescolas com a manutenção e o combustível utilizado pelos veículos da frota disponíveis nas aulas práticas de direção. Isso porque se antes eram 25 aulas práticas na rua, agora são 20 nessas mesmas condições e cinco no simulador de direção.
De acordo com Silvestre Mafra, proprietário da Pratense, esse foi um importante avanço no aprimoramento da formação de condutores. “Nós já tínhamos este simulador, colocamos em funcionamento e comprovamos a eficácia. Ele dá uma excelente noção ao aluno que, quando vai para as aulas de rua está muito mais preparado”, diz.
Mafra ainda explica que o aluno realiza primeiramente as aulas teóricas e, posteriormente, as cinco aulas no simulador. Somente depois disso é que recebe a licença para fazer as aulas no automóvel em ambiente externo.
O simulador
O equipamento conta com os três pedais de um carro; freio, acelerador, embreagem; câmbio de 5 marchas, freio de mão e funciona exatamente como um veículo, porém parado e sem risco de acidentes. O aparelho capacita o futuro motorista a reagir de maneira adequada diante de situações adversas que enfrentará, complementando o aprendizado.

Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE