Copel atende jardim Israelense e instala novo transformador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Copel atende jardim Israelense e instala novo transformador
Foto: divulgação

Depois de quase 60 dias de luta, a associação de moradores e lideranças comunitárias conseguiram que a Copel fizesse a manutenção no transformador que atende praticamente um terço da comunidade do jardim Israelense, e ainda instalasse um novo equipamento para atender a demanda de mais 400 famílias. O transformador já existente recebeu a troca de cabeamentos, e um novo transformador foi instalado na esquina da rua Arapongas com a rua Codorna.

Segundo a associação, a crise de energia na comunidade começou no dia 28 de agosto, quando um incêndio tomou conta de parte do cabeamento da Copel, por volta das 19h, e um novo incêndio no dia 3 de setembro, piorou ainda mais a situação de centenas de pessoas. No escuro, as famílias começaram a perder comida em suas geladeiras, medicamentos e muitas, com crianças, deficientes e idosos, sofreram ainda mais, justamente nos dias onde as temperaturas chegaram a 30ºC.

Diante disso, uma ação liderada pela associação, mobilizou vários setores como as secretarias de Governo, de Políticas Públicas, Cohab, assessoria da Casa Civil do Estado e a própria gerência municipal da Copel, onde foram apresentadas todas as demandas referentes às necessidades da população. O atendimento realizado é um reflexo do parecer favorável da Procuradoria Geral do Munícipio, dado no dia 28 de abril deste ano, em reunião entre o próprio órgão e as secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo e de Políticas Públicas e a associação de moradores.

“No parecer, a PGM determinou a entrada da Copel e Sanepar nas comunidades do Israelense e Arco-Íris. Alterações ligadas ao dimensionamento de ruas e quadras deverão ser adequadas de acordo com o desenvolvimento da área, conforme os termos de regularização fundiária já em andamento”, explicou a associação.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1235 – 21/10/2020